www.bportugal.pt

Menu topo

Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

Menu de contexto

Depósitos indexados e duais

Os depósitos indexados e duais são produtos financeiros complexos cuja comercialização está sujeita à supervisão do Banco de Portugal.

Antes de contratar um depósito indexado ou um depósito dual, a instituição de crédito tem de entregar ao cliente o respetivo prospeto informativo (Decreto-Lei n.º 211-A/2008, de 3 de novembro).

O prospeto informativo apresenta as principais características do produto e deve ser elaborado de acordo com o modelo definido pelo Aviso n.º 5/2009 do Banco de Portugal.

Desde 18 de novembro de 2009, só podem ser comercializados depósitos indexados e duais cujo prospeto informativo tenha sido aprovado pelo Banco de Portugal. Os prospetos informativos aprovados podem ser consultados na área “Prospetos Informativos” deste portal.

Depósitos indexados

Os depósitos indexados são depósitos bancários cuja remuneração está associada, total ou parcialmente, à evolução de outros instrumentos ou variáveis económicas ou financeiras relevantes, por exemplo, o preço de uma ação ou de um cabaz de ações, o valor de índices acionistas ou a cotação de taxas de câmbio.

A remuneração destes depósitos só é calculada no final do prazo, depois de conhecida a evolução das variáveis económicas ou financeiras a que estão indexados.

Estes depósitos não permitem habitualmente a mobilização antecipada.

Antes da contratação de um depósito indexado, o cliente bancário deve consultar o respetivo prospeto informativo, nomeadamente:

  • A forma de cálculo da remuneração e a existência ou não de uma remuneração mínima garantida;
  • A possibilidade e condições de movimentação dos fundos depositados antes do termo do prazo do depósito (por exemplo, a existência de penalizações).

Depósitos duais

Os depósitos duais envolvem a comercialização conjunta de dois ou mais depósitos bancários, que podem ser simples ou indexados.

Na contratação de um depósito dual, é importante ter em conta os diferentes depósitos que o constituem. O cliente deve analisar cuidadosamente cada um destes depósitos, em termos de prazo, remuneração e possibilidade de movimentação antecipada dos fundos.

Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.