www.bportugal.pt

Menu topo

Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

Menu de contexto

Literacia financeira: Banco de Portugal homenageia empenhamento constante do Agrupamento Escolar de Cinfães

O agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, de Cinfães, recebeu ontem o prémio especial do júri do Concurso Todos Contam, atribuído pela continuidade do seu empenhamento de vários anos em favor do desenvolvimento da literacia financeira no meio escolar.

O prémio foi entregue em Cinfães pela Administradora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, e pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa, em nome do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, que, em colaboração com o Ministério da Educação, instituiu o Concurso Todos Contam em 2012 para promover e incentivar o desenvolvimento de iniciativas de formação financeira nas escolas.

O Agrupamento de Escolas de Cinfães tem-se distinguido pela participação em todas as edições deste Concurso, sendo igualmente a escola mais premiada do país, com quatro prémios em cinco anos: 1º e 2º Ciclos do ensino básico, prémio especial do júri no âmbito da formação financeira de alunos com necessidades educativas especiais e, este ano, prémio especial do júri pela continuidade do projeto de formação financeira.

"O facto de receberem prémios ano após ano, em concorrência com alunos de todo o país, significa que estão a ser reconhecidos por serem os melhores, e viemos aqui para vos dizer isso mesmo", afirmou Elisa Ferreira perante uma larga assembleia de alunos de todas as idades reunidos no Auditório Municipal de Cinfães.

"Todos os dias encontramos nas estruturas escolares, nos professores e nesta colaboração entre os supervisores financeiros e o Ministério da Educação um terreno cada vez mais fértil para formar cidadãos capazes de tomar decisões informadas e preparados para viver num mundo que é muito financeiro e muito sofisticado. Temos a obrigação de prestar este tipo de serviço público, mas não o podemos fazer sem os bons elementos de amarração que temos com esta parceria com o Ministério da Educação e, sobretudo, com escolas, professores e alunos muito recetivos. Com dificuldades, com más acessibilidades e com inúmeros obstáculos no caminho, Cinfães sobressai uma vez mais pela sua capacidade neste domínio", sublinhou a Administradora.

O Concurso Todos Contam suscitou este ano 49 candidaturas envolvendo 71 escolas e 15.445 alunos de todos os níveis do ensino básico e secundário, e da educação pré-escolar.

Além da Administradora do Banco de Portugal e do Secretário de Estado da Educação, a cerimónia de entrega do Prémio contou, nomeadamente, com a presença da presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira e representante do Banco de Portugal, Lúcia Leitão, do Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, e do presidente do Agrupamento de Escolas premiado, Manuel Pereira.

Lisboa, 21 de abril de 2017

Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.