www.bportugal.pt

Menu topo

Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

Menu de contexto

Banco de Portugal assinala Global Money Week 2017 com atividades por todo o país

Pelo quinto ano consecutivo, o Banco de Portugal associou-se às comemorações da Global Money Week, participando na sessão especial organizada pela Child and Youth Finance International (CYFI) e dinamizando, ao longo da semana, atividades no Museu do Dinheiro em Lisboa e em escolas de todo o país.

No dia 30 de março, o Banco de Portugal participou na Round table discussion on digital finance and consumer protection implications for the youth, que teve lugar em Amsterdão, na Holanda, e na sessão especial organizada pela CYFI com representantes de vários países, que contou com a presença e alto patrocínio da Rainha Máxima da Holanda. Nesta sessão, difundida através de um webinar, foram discutidas as implicações para os jovens da utilização de serviços financeiros através dos canais digitais e foi apresentado um documento da CYFI com recomendações para a utilização segura de meios de pagamento por parte dos jovens.

As atividades com as escolas tiveram início a 27 de março. O Banco de Portugal, em conjunto com a ASF e a CMVM, organizou nesta data um conjunto de sessões de formação financeira para cinco turmas do ensino secundário do Colégio Sagrado Coração de Maria em Lisboa, cabendo ao Banco dinamizar as sessões sobre gestão do orçamento familiar e cartões de pagamento. 

No dia 29 de março, o Banco de Portugal realizou diversas atividades no Museu do Dinheiro em Lisboa, com uma escola de São Pedro do Sul e duas escolas que receberam menções honrosas na 5.ª edição do Concurso Todos Contam, de Leiria e de Faro. Nestas atividades participaram 84 alunos.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul e do Agrupamento de Escolas João de Deus, de Faro, visitaram o Museu do Dinheiro, onde assistiram à atividade “História da banca”, sobre a evolução do dinheiro e o surgimento da atividade bancária. Participaram depois no jogo “Equilibra o orçamento”, em que responderam a questões sobre finanças pessoais para ajudar a equilibrar um orçamento.

Noutra faixa etária, os alunos do Jardim-Escola João de Deus visitaram também o Museu do Dinheiro e participaram na atividade “Troco por trocas”, onde conheceram as rotas mercantis dos séculos XIII a XVII e a forma como se negociava no Oriente nesta época. Jogaram depois o jogo “Arrumar para ganhar”, em que tiveram de classificar corretamente rendimentos fixos e variáveis, despesas necessárias e supérfluas organizando um orçamento.

Durante toda a semana (27 a 31 de março), o Banco de Portugal, através da sua Rede Regional, dinamizou ainda sessões de formação sobre orçamento e poupança para alunos de todas as idades de escolas dos distritos do Porto, Viseu, Coimbra e Faro.


Lisboa, 7 de abril de 2017

Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.