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Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

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Proteja-se contra a fraude na internet: Banco de Portugal divulga boas práticas nas operações bancárias e pagamentos online

Por ocasião do Dia Mundial do Consumidor, o Banco de Portugal divulga hoje um conjunto de boas práticas a observar pelos clientes bancários na realização de operações bancárias e de pagamentos através da internet.

A utilização de serviços bancários e a realização de pagamentos através da internet, de forma segura depende, em grande medida, da observância de regras de segurança por parte das instituições. Todavia, os clientes bancários também têm um papel fundamental em matéria de segurança, devendo observar os cuidados necessários e adotar os procedimentos que as instituições lhes indicam. A prevenção de situações de fraude, cada vez mais complexas e sofisticadas, é essencial para assegurar a proteção dos direitos dos clientes e a confiança no funcionamento eficiente dos mercados bancários de retalho.

O Banco de Portugal tem verificado a existência de situações de fraude bancária online que indiciam que nem sempre os clientes bancários conhecem os cuidados de segurança a adotar na realização de operações através da internet.

Boas Práticas

Fraude bancária online

As situações mais frequentes de fraude bancária online são:

  • Phishing - ocorre quando uma entidade desconhecida (hacker) se faz passar por uma instituição ou empresa e, através de mensagens de correio eletrónico, de chamadas telefónicas ou de mensagens de telemóvel, tenta persuadir um cliente bancário a divulgar informações pessoais, tais como palavras-passe e números de contas bancárias.
  • Pharming – ocorre quando um vírus informático instalado num computador ou tablet redireciona a hiperligação (link) inscrita pelo cliente para uma página de internet falsa, em alguns casos idêntica à página oficial da instituição, permitindo a obtenção de informação confidencial do cliente. Este vírus pode ser inadvertidamente instalado pelo cliente através do download de um ficheiro aparentemente “inofensivo”.
  • Spyware – é um programa malicioso que se instala no computador ou tablet do cliente sem que este se aperceba. Uma vez instalado, deteta se o cliente está a aceder a uma página de internet protegida e regista os dados inseridos pelo utilizador.

Lisboa, 14 de março de 2016
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