www.bportugal.pt

Menu topo

Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

Menu de contexto

Cadernos do Banco de Portugal

O Banco de Portugal publica uma colecção de cadernos de pequeno formato, sobre temas relacionados com produtos e serviços bancários.  Com esta iniciativa, o Banco de Portugal pretende promover a literacia financeira e, desse modo, contribuir para um maior grau de protecção dos clientes de serviços bancários.

Na verdade, clientes bancários esclarecidos fazem escolhas mais informadas e utilizam melhor os produtos e instrumentos financeiros ao seu dispor, o que é essencial nas decisões sobre poupança e investimento. Melhor informação e mais transparência sobre produtos e serviços contribuem também para a confiança no sistema bancário, melhorando as relações entre os diversos agentes económicos intervenientes e entre estes e as autoridades de supervisão.

Estruturados sob a forma de perguntas e respostas, os cadernos estão escritos numa linguagem clara e compreensível pelo público.

Os terminais de pagamento e caixas automáticos das redes bancárias e interbancárias permitem aos clientes a execução de diversos tipos de transações, em regime de autosserviço, sem constrangimentos de horários e deslocações.
Caderno n.º 9
Conheça os tipos de depósitos, saiba como abrir, movimentar e encerrar uma conta.
 
Nota - Este caderno está indisponível e encontra-se em atualização, devido à entrada em vigor do Aviso do Banco de Portugal n.º 5/2013.
O conhecimento das notas e moedas de euro contribui para a confiança do público e dos agentes económicos na circulação monetária.
A Central de Balanços (CB) do Banco de Portugal é uma base de dados de informação económica e financeira sobre as empresas não financeiras portuguesas, incidindo particularmente sobre o conjunto das sociedades não financeiras. A informação (trimestral, anual) tem por base dados contabilísticos (Balanço e Demonstração de Resultados). Atualizado em dezembro de 2015.
Caderno n.º 6

Este Caderno destina-se  aos clientes titulares de cartões e aos comerciantes que aceitam pagamentos com cartão.

 

Nota - Este caderno está indisponível e encontra-se em atualização, devido à entrada em vigor do "Regime Jurídico que Regula o Acesso à Atividade das Instituições de Pagamento e a Prestação de Serviços de Pagamento”, anexo ao Decreto-Lei n.º 317/2009, de 30 de outubro.

Este caderno aborda, de forma simples e acessível à generalidade dos utilizadores do sistema financeiro, os objetivos, as regras de funcionamento e o conteúdo da base de dados da Central de Responsabilidades de Crédito gerida pelo Banco de Portugal. Atualizado em setembro de 2016.
Saiba como usar corretamente um cheque e conheça as consequências do seu uso indevido.
Os cheques são um instrumento de pagamento que permite movimentar fundos de contas de depósito abertas nas instituições de crédito. Os cheques estão gradualmente a ser substituídos pelos instrumentos de pagamento eletrónicos.
As transferências são um instrumento que permite movimentar fundos entre contas de pagamento. São muito utilizadas pelos particulares no pagamento de bens e serviços e pelas empresas no pagamento de salários e a fornecedores.
Os débitos diretos permitem, de forma cómoda e desmaterializada, efetuar pagamentos periódicos através de uma autorização de débito em conta.
Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.