www.bportugal.pt

Menu topo

Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

Menu de contexto

Inclusão financeira e formação financeira

A publicação Iniciativas de inclusão e formação financeira surge na sequência do segundo encontro dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa dedicado à inclusão e formação financeira, promovido pelo Banco de Portugal em julho de 2015, em Lisboa.

Esta publicação procura refletir os temas da agenda do encontro, apresentando o trabalho realizado pelos BCPLP e apoiando a reflexão sobre estas matérias em países com diferentes realidades sociais e económicas. Apresenta, assim, as iniciativas de inclusão e formação financeira dos BCPLP e o papel das associações de bancos (capítulo I); as iniciativas de implementação da educação financeira nas escolas (capítulo II); as formas de utilização dos meios de formação financeira à distância (capítulo III); e a síntese dos desenvolvimentos recentes dos BCPLP (capítulo IV).

A publicação sistematiza as orientações e linhas de ação da agenda internacional sobre inclusão e formação financeira e apresenta as principais medidas adotadas nos países de língua portuguesa.

 

A primeira parte é dedicada à inclusão financeira e descreve as formas de regulação, as políticas e as iniciativas adotadas para promover o acesso da população ao sistema financeiro. São também apresentadas metodologias de medição da inclusão financeira.


A segunda parte centra-se na formação financeira e aborda temas como a avaliação da literacia financeira da população e a definição de estratégias nacionais de formação financeira.

Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.