www.bportugal.pt

Menu topo

Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

Menu de contexto

Inquéritos à Literacia Financeira da População Portuguesa

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros apresenta neste relatório os resultados do 2.º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa realizado em 2015.

O 2.º Inquérito caracteriza e analisa os comportamentos, as atitudes e os conhecimentos financeiros da população portuguesa, cinco anos após o primeiro diagnóstico feito a nível nacional pelo Banco de Portugal. Este inquérito integra também o exercício de comparação internacional dos níveis de literacia financeira dinamizado pela International Network on Financial Education (INFE).

Trata-se de um instrumento fundamental para acompanhar a evolução dos níveis de literacia financeira, bem como as áreas e os grupos populacionais com maiores necessidades de formação.
O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros apresenta neste documento uma síntese dos resultados do 2.º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa realizado em 2015.
O Banco de Portugal divulga o Relatório do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, cujos resultados foram apresentados na 1.ª Conferência do Banco de Portugal sobre Literacia Financeira que teve lugar no dia 8 de novembro de 2011.
 
O Inquérito avalia as atitudes e comportamentos da população na gestão das suas finanças pessoais e os conhecimentos financeiros básicos. Identifica também áreas temáticas e grupos populacionais onde há um maior défice de informação e formação financeira.

O diagnóstico realizado pelo Inquérito permite apoiar, não só a definição de projetos futuros de formação financeira, mas também a regulação dos mercados bancários de retalho, conduzida pelo Banco de Portugal no âmbito da sua função de supervisão comportamental.
O Banco de Portugal, no âmbito das suas funções de supervisão comportamental, não atua apenas no reforço da transparência e dos deveres de informação na comercialização de produtos; procura também promover a literacia financeira dos clientes bancários.
 
Assim, em linha com os princípios e as melhores práticas adotados internacionalmente, o Banco de Portugal lançou um inquérito à literacia financeira da população portuguesa.
 
Este inquérito tem como objetivo avaliar os conhecimentos e compreender as atitudes e os comportamentos financeiros. Permite ainda identificar as áreas em que exista maior défice de informação e de formação financeira.
Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.