www.bportugal.pt

Menu topo

Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

Menu de contexto

Relatórios de Supervisão Comportamental

Anterior Pág. 1 de 3 Seguinte
O Banco de Portugal apresenta nesta publicação um resumo da sua atuação na fiscalização dos mercados bancários de retalho durante o primeiro semestre de 2016.
A Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental descreve: a monitorização desenvolvida no âmbito da implementação dos regimes do incumprimento no crédito à habitação e aos consumidores (capítulo I); as atividades de fiscalização sistemática dos preçários, da publicidade, dos depósitos indexados e duais e das taxas máximas no crédito aos consumidores (capítulo II); as ações de inspeção nos mercados bancários de retalho (capítulo III); a análise de reclamações dos clientes bancários (capítulo IV); e a correção de irregularidades e o sancionamento aplicado (capítulo V).
Banco de Portugal presents in this publication a summary of its work in the supervision of the retail banking markets during the first half of 2016.
No Relatório de Supervisão Comportamental, o Banco de Portugal descreve as atividades de regulação e de supervisão dos mercados bancários de retalho desenvolvidas pelo Banco de Portugal.
Em 2015, o Banco de Portugal destaca os desafios para a supervisão comportamental dos novos canais digitais utilizados na atividade bancária. O Relatório de 2015 explicita também a evolução do quadro normativo dos mercados bancários de retalho, apresenta os resultados da implementação dos regimes do incumprimento, refere as ações de informação e formação financeira desenvolvidas e sintetiza as atividades de supervisão comportamental. São ainda divulgadas sinopses das iniciativas legislativas e regulamentares, da agenda internacional e da cooperação internacional.
In the Banking Conduct Supervision Report, Banco de Portugal describes the regulatory and supervisory activities of the retail banking markets developed by Banco de Portugal in 2015.
O Banco de Portugal apresenta nesta publicação um resumo da sua atuação na fiscalização dos mercados bancários de retalho durante o primeiro semestre de 2015.
A Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental descreve: a supervisão dos regimes do incumprimento (capítulo I); as atividades de fiscalização sistemática dos preçários, da publicidade, dos depósitos indexados e duais e das taxas máximas no crédito aos consumidores (capítulo II); as ações de inspeção nos mercados bancários de retalho (capítulo III); a análise de reclamações dos clientes bancários (capítulo IV); e a correção de irregularidades e sancionamento (capítulo V). Em anexo, é ainda apresentada a evolução do quadro normativo dos mercados bancários de retalho.
No Relatório de Supervisão Comportamental, o Banco de Portugal descreve as atividades de regulação e de supervisão dos mercados bancários de retalho desenvolvidas pelo Banco de Portugal.
Em 2014, o Relatório volta a dar destaque à avaliação dos regimes do incumprimento, decorridos dois anos da entrada em vigor do regime geral. O Relatório de 2014 descreve também a evolução do quadro normativo dos mercados bancários de retalho, apresenta as ações de informação e formação financeira desenvolvidos e sintetiza as atividades de supervisão comportamental. São ainda divulgadas sinopses das iniciativas legislativas e regulamentares, da agenda internacional e da cooperação internacional.
Executive Summary from the 2014 Banking Conduct Supervision Report.
A Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental resume a atuação do Banco de Portugal na fiscalização dos mercados bancários de retalho durante o primeiro semestre de 2014. Esta publicação antecipa e substitui a anterior Síntese Intercalar de Atividades de Supervisão Comportamental, apresentando a atuação fiscalizadora nos mercados bancários de retalho num formato mais simples e mais sintético que o anteriormente publicado.
A Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental descreve: a implementação do regime geral e do regime extraordinário do incumprimento e os desenvolvimentos nos serviços mínimos bancários (capítulo I); as atividades de fiscalização sistemática da publicidade, dos depósitos indexados e duais, das taxas máximas no crédito aos consumidores e dos preçários (capítulo II); as ações de inspeção nos mercados bancários de retalho (capítulo III); a análise de reclamações dos clientes bancários (capítulo IV); e a correção de irregularidades e sancionamento (capítulo V). As iniciativas legislativas e regulamentares e os principais desenvolvimentos da agenda internacional da supervisão comportamental são apresentados em anexo.
No Relatório de Supervisão Comportamental, o Banco de Portugal explica, anualmente, a evolução do quadro legal e regulamentar dos mercados bancários de retalho, a sua atuação na fiscalização das instituições de crédito e as  iniciativas desenvolvidas na promoção da informação e formação financeira.
O Relatório de 2013 assinala os principais temas na agenda dos fóruns internacionais da supervisão comportamental, descreve a implementação das alterações ao quadro normativo dos mercados bancários de retalho, apresenta os projetos de informação e formação financeira desenvolvidos e sintetiza as atividades de supervisão comportamental. São ainda divulgadas sinopses das iniciativas legislativas e regulamentares e da agenda internacional.
Executive Summary from the 2013 Banking Conduct Supervision Report.
Anterior Pág. 1 de 3 Seguinte
Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.