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Pedido de informação

O Mapa de Responsabilidades de Crédito pode ser obtido através da Internet, presencialmente  ou solicitado por escrito.

Obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito através da Internet

 

O Mapa de Responsabilidades de Crédito pode ser obtido através da Internet, desde que o titular dos dados possua credenciais de acesso ao Portal das Finanças (número de identificação fiscal e senha de acesso) ou, sendo particular, Cartão de Cidadão e respetiva senha de autenticação. A utilização das credenciais de acesso do Portal das Finanças ou do Cartão de Cidadão têm como única finalidade a autenticação do titular dos dados perante o Banco de Portugal.

Para utilização deste serviço, é requisito ter acesso à internet e meios de impressão, caso pretenda ficar com cópia do Mapa de Responsabilidades de Crédito em papel.

Particulares (Pessoa singular)

  • No sítio do Banco de Portugal na internet aceda a Serviços ao Público \ Central de Responsabilidades de Crédito \ Obter Mapa 
  • Autentique-se com o Cartão de Cidadão e respetiva senha de autenticação 
  • Tem de dispor de leitor de cartões eletrónicos (smart cards) e da aplicação informática do Cartão de Cidadão instalada (disponível gratuitamente no sítio do Cartão de Cidadão na internet, ver links relacionados) 
  • Em alternativa, autentique-se com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças (número de contribuinte e senha de acesso). Caso não disponha destas credenciais, poderá obtê-las junto do Portal das Finanças (ver links relacionados).

Empresas (Pessoa coletiva)

  • No sítio do Banco de Portugal na internet aceda a Área de Empresa \ Consultar Informação \ Mapa de Responsabilidades de Crédito 
  • Autentique-se com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças (número de pessoa coletiva e senha de acesso) do utilizador ‘master’ da empresa. Caso não disponha destas credenciais, poderá obtê-las junto do Portal das Finanças (ver links relacionados).

Atendimento presencial

Particulares (Pessoa singular)


Titular

Deve exibir

Original ou fotocópia certificada de:

  • Cartão de contribuinte 
  • Bilhete de identidade ou documento de identificação(1) equivalente com fotografia e assinatura, válido, emitido por autoridade competente de um país da União Europeia, ou
  • Passaporte ou autorização de residência, dentro do período de validade, se for cidadão de país não membro da União Europeia 

Representante(2)

Deve exibir

Procuração ou declaração escrita do representado, assinada conforme o documento de identificação, sem rasuras, onde sejam conferidos poderes de representação junto do Banco de Portugal

Original ou fotocópia certificada de:

  • Documentos referidos para o titular (ver acima)
  • Bilhete de identidade ou outro documento de identificação equivalente do representante, com fotografia e assinatura

Empresas (Pessoa coletiva)


Titular(es)


Deve(m) exibir

Original ou fotocópia certificada de:

  • Certidão do contrato de sociedade atualizado, se dele constarem a identificação e os poderes da(s) pessoa(s) singular(es) que obriga(m) a pessoa coletiva, ou certidão do registo comercial ou informar qual o código de acesso à certidão permanente disponibilizado no Portal da Empresa
  • Cartão de identificação da pessoa coletiva, caso o NIPC não figure na certidão do registo comercial
  • Cartão de Cidadão, bilhete de identidade ou documento de identificação equivalente das pessoas singulares que obrigam a pessoa coletiva, com fotografia e assinatura, válido, emitido pela autoridade competente de um país da União Europeia, ou
  • Passaporte ou autorização de residência, dentro do período de validade, se for cidadão de país não membro da União Europeia

Representante(2)

Deve exibir

  • Procuração ou declaração escrita do representado assinada, conforme o documento de identificação, pela(s) pessoa(s) singular(es) que obriga(m) a pessoa coletiva, sem rasuras, onde sejam conferidos poderes de representação junto do Banco de Portugal e indicada a base de dados a consultar

Original ou fotocópia certificada de:

  • Documentos referidos para o(s) titular(es) (ver acima)
  • Cartão de Cidadão, bilhete de identidade ou outro documento de identificação equivalente do representante, com fotografia e assinatura

Não são aceites mais do que dois pedidos por pessoa, num mesmo dia, para a mesma base de dados. Os pedidos excedentários, desde que acompanhados dos documentos requeridos, poderão ser deixados no Posto de atendimento com solicitação da respetiva resposta para posterior levantamento ou envio pelo correio.

Atendimento escrito

Remeter pelo correio ou entregar pessoalmente no posto de atendimento do Banco de Portugal mais próximo da sua área de residência:

Particulares (Pessoa singular)

  • Pedido devidamente assinado em conformidade com a assinatura que figura no documento de identificação, indicando a morada para receção da resposta
  • Fotocópias certificadas dos documentos requeridos para o atendimento presencial

Empresas (Pessoa coletiva)

  • Pedido em papel timbrado, carimbado e assinado por quem obriga a pessoa coletiva, com assinatura igual à constante do(s) documento(s) de identificação
  • Fotocópias certificadas dos documentos requeridos para o atendimento presencial  
(1) Quando for portador de documento de identificação equivalente terá de fazer prova do número de identificação civil, se for cidadão nacional, ou do número de outro documento de identificação que figure nas bases de dados, se for cidadão estrangeiro
 
(2) Os documentos entregues por representantes dos titulares dos dados ficarão no Banco de Portugal

 

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