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Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

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Serviços ao público

PCB
O Banco de Portugal assegura, no cumprimento da sua missão estatutária e no exercício das funções que lhe estão conferidas, um conjunto de serviços ao público.











Responsabilidades de Crédito
- Os clientes bancários podem informar-se junto do Banco de Portugal sobre os créditos que possuem. O Banco de Portugal gere uma base de dados que reúne a informação sobre os créditos que as instituições concedem aos seus clientes – a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC). Esta informação é prestada pelas instituições que concedem crédito.
Os clientes podem obter o mapa de responsabilidades de crédito através deste Portal (serviço ‘Obter Mapa’). Os pedidos de informação também podem ser apresentados pelo próprio (ou por quem tenha poderes para representá-lo) no Banco de Portugal ou enviados por correio.

Restrição ao uso de cheque – Os clientes bancários podem solicitar ao Banco de Portugal informações sobre eventuais registos existentes, em seu nome, na Listagem de Utilizadores de cheque que oferecem Risco (LUR).
Os clientes podem obter informação sobre a LUR através deste Portal (serviço ‘Obter Informação’). Os pedidos de informação também podem ser apresentados pelo próprio (ou por quem tenha poderes para representá-lo) no Banco de Portugal ou enviados por correio.

Base de Dados de Contas – O Banco de Portugal gere a Base de Dados de Contas, que tem informação sobre contas de depósito, de pagamentos, de crédito e de instrumentos financeiros e sobre os respetivos titulares e/ou pessoas autorizadas a movimentar (pessoas singulares ou coletivas). Os pedidos de consulta à Base de Dados de Contas podem ser apresentados em qualquer posto de atendimento ao público do Banco de Portugal, pelo titular dos dados (ou por quem tenha poderes para o representar), ou enviados por correio. Os herdeiros podem também consultar a informação sobre ativos financeiros de titulares falecidos mediante consulta a esta base de dados.

Documentos de identificação pessoal – O Banco de Portugal difunde gratuitamente pelo sistema bancário nacional pedidos de informação relativos a documentos de identificação pessoal, em caso de extravio, furto, roubo, falsificação, contrafação ou utilização ilícita.

Reclamações – O Banco de Portugal recebe e analisa as reclamações dos clientes das instituições de crédito e sociedades financeiras, quer lhe sejam apresentadas diretamente (nos serviços de atendimento público ou através deste Portal), quer através do livro de reclamações das instituições.

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