www.bportugal.pt

Menu topo

Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

Menu de contexto

Sobre o Portal

O Portal do Cliente Bancário foi lançado em 2008 pelo Banco de Portugal para esclarecer os cidadãos sobre os produtos e serviços bancários de retalho e, desta forma, apoiar a tomada de decisões financeiras informadas.

O Portal presta informação sobre os mercados bancários de retalho, ou seja, sobre depósitos bancários, crédito e instrumentos de pagamento. Disponibiliza simuladores de taxas de juro, de taxas de câmbio, de depósitos bancários e de operações de crédito, um glossário de termos financeiros e respostas a perguntas frequentes. Sistematiza ainda a principal legislação que enquadra a comercialização de produtos e serviços bancários.

Serviços

O Portal apresenta informação relevante sobre vários serviços prestados pelo Banco de Portugal. Através do Portal, os clientes bancários podem:

  • Apresentar ao Banco de Portugal reclamações contra instituições de crédito;
  • Solicitar ao Banco de Portugal informação sobre produtos e serviços bancários;
  • Obter o seu mapa de responsabilidades de crédito;
  • Confirmar se o seu nome consta da listagem de utilizadores de cheque que oferecem risco;
  • Solicitar que o Banco de Portugal difunda pelo sistema bancário informação sobre o extravio e a recuperação de documentos de identificação pessoal;
  • Consultar a informação que, em seu nome, exista na base de dados de contas. Também podem saber como obter informação sobre ativos financeiros de titulares falecidos, por consulta a esta base de dados.
Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.