www.bportugal.pt

Menu topo

Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

Menu de contexto

Tipos de taxas de juro

Taxa de juro de curto, médio e longo prazo

As taxas de juro variam em função do prazo a que se referem. Normalmente, quanto maior é o prazo a que a taxa de juro se refere, maior é o seu valor. O mercado estabelece cotações para praticamente todos os prazos. No entanto, existem prazos de referência mais importantes do que outros.

As taxas de juro podem ser referenciadas a intervalos de tempo mais ou menos longos sendo classificadas por isso como taxas de juro de curto, médio ou longo prazo, consoante se refiram a períodos iguais ou inferiores a 1 ano, de mais de 1 ano até 7 anos, de mais de 7 anos, respetivamente.

As operações com prazos muito curtos têm em geral taxas de juro fixas. As operações de curto, médio ou longo prazo podem ser a taxa fixa ou variável, sendo que, neste último caso, o valor da taxa de juro é revisto periodicamente, com uma frequência igual à do período a que se refere essa taxa de juro.

No crédito à habitação ou ao consumo o cliente tem, geralmente, a hipótese de escolher se pretende pagar uma taxa que varie periodicamente ou uma taxa fixa. Para prazos longos as instituições propõem normalmente taxas variáveis.

As Euribor são as principais taxas de juro de curto prazo e, por isso, são utilizadas como taxas de juro de referência – indexantes – para os créditos a taxa variável.

As taxas de swap de taxa de juro são as principais taxas usadas como referência na determinação das taxas de juro fixas aplicadas a operações de médio/longo prazo.

Taxas de juro fixas e variáveis

As taxas de juro variáveis acompanham ao longo da vida do contrato a evolução do respetivo indexante. A sua revisão é efetuada com uma periodicidade igual à do prazo do respetivo indexante.

A Euribor é o indexante utilizado nos empréstimos com a taxa de juro variável, em particular no crédito à habitação. Um contrato que utilize como indexante, por exemplo, a Euribor a 6 meses, tem a respetiva taxa de juro revista de 6 em 6 meses. Os prazos de referência da Euribor mais utilizados são: 3, 6 e 12 meses.

As taxas de juro, quando são fixas mantêm-se inalteradas durante o prazo acordado. Este prazo pode coincidir com o prazo total para o reembolso do empréstimo ou com períodos parciais do mesmo (por exemplo, 2, 5 ou 10 anos). As instituições determinam, geralmente, as taxas fixas, tomando como referência, a taxa de juro swap.

A taxa de juro swap é uma taxa de médio/longo prazo para diferentes prazos e, por conseguinte, assume um valor para cada um dos respetivos prazos de referência, designadamente, de 1 ano a 10, 12, 15, 20, 25 e 30 anos). Esta é a taxa de juro fixa de referência do mercado interbancário. A ISDA (International Swaps and Derivatives Association) e plataformas eletrónicas de informação especializada divulgam diariamente, e ao longo do dia, o valor das principais taxas swap.

Taxa de juro nominal, efetiva e real

A taxa de juro nominal é a taxa de juro que deve ser indicada em todos os contratos de crédito e aplicações financeiras e corresponde ao período de um ano. É normalmente identificada como taxa anual nominal (TAN).

Sempre que o pagamento de juros tiver periodicidade inferior a um ano e os juros forem adicionados ao capital inicial (capitalização de juros), a taxa efetiva (TE) é superior à taxa de juro nominal.

A taxa efetiva (TE) depende da taxa de juro anual nominal (r) e do número de capitalizações (k) que ocorrem periodicamente durante o ano.

 Imagem taxa efectiva

A taxa efetiva (TE), ao ser corrigida da taxa de inflação (i) verificada no período permite determinar a taxa de juro real (TR) que é dada por:

Taxa de juro real

Taxa de juro bruta e líquida

A taxa de juro anual nominal (TAN) é uma taxa de juro anual, apresentada, em geral, em termos brutos (TANB), pois não desconta os impostos que incidem sobre as aplicações financeiras.

A taxa anual nominal líquida (TANL) já incorpora retenção de impostos (28% caso não haja regime especial) efetuada pela instituição, pelo que a TANB é maior do que a TANL.

Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.