www.bportugal.pt

Menu topo

Imagem com acções feitas pelo cliente bancário e para as quais existe informação neste site

Menu de contexto

Instrumentos de pagamento

Os instrumentos de pagamento permitem movimentar fundos de uma conta de pagamento. São instrumentos de pagamento, designadamente, os cartões, as ordens de transferência a crédito, os débitos diretos, os cheques e a moeda eletrónica.

Constituem serviços de pagamento aqueles que permitem depositar e levantar numerário de uma conta de pagamento e todas as operações necessárias para a gestão dessa conta, bem como a execução de débitos diretos, de operações de pagamento através de cartões de pagamento ou de dispositivos semelhantes e a execução de transferências a crédito.

A prestação de serviços de pagamento a clientes bancários é regulada pelo regime jurídico dos serviços de pagamento e da moeda eletrónica (Decreto-Lei n.º 317/2009, de 30 de outubro). Excluem-se deste regime as operações de pagamento realizadas através de cheque (reguladas por um regime autónomo) e em numerário (notas e moedas).

O regime jurídico dos serviços de pagamento e da moeda eletrónica regula o acesso à atividade de prestação destes serviços e o exercício da atividade dos prestadores de serviços de pagamento. Estabelece também deveres de informação pré-contratual e pós-contratual e as normas que enquadram os direitos e as obrigações contratuais dos utilizadores e dos prestadores de serviços de pagamento.

Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.