Banco de Portugal apresentou estratégia de literacia financeira digital em conferência da OCDE/INFE

O Banco de Portugal participou no OECD-Russia Symposium - Advancing financial literacy globally: implementation and innovation, organizado conjuntamente pela OCDE/INFE e pelo Ministério das Finanças da Rússia, e que teve lugar nos dias 4 e 5 de outubro em Moscovo.

Nesta conferência foram debatidas abordagens inovadoras de implementação da educação financeira a nível global. As discussões incidiram sobre temas como as novas tendências digitais na prestação de serviços financeiros e na educação financeira, a educação financeira para grupos vulneráveis como jovens e migrantes e abordagens da educação financeira e da proteção do consumidor para melhorar as decisões de crédito.

A diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal e presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão, interveio no painel sobre abordagens inovadoras na educação financeira.

OECD-Russia Symposium

Na sua intervenção, Lúcia Leitão apresentou a estratégia de literacia financeira digital que o Banco de Portugal tem vindo a implementar, com destaque para a campanha #ficaadica para jovens.

Esta conferência decorreu à margem da 10.ª reunião do Comité Técnico da INFE que teve lugar nos dias 2 e 3 de outubro em Moscovo. Na reunião do Comité Técnico da INFE, foram debatidos os desafios que a progressiva digitalização dos mercados bancários de retalho coloca na proteção e na formação financeira do consumidor de produtos e serviços financeiros.

Neste âmbito, a INFE anunciou a recente publicação de um conjunto de orientações para a proteção do consumidor e para a formação financeira na era digital - G20/OECD Policy Guidance on Financial Consumer Protection Approaches in the Digital Age e G20/OECD INFE Policy Guidance on Digitalisation and Financial Literacy.

Estas publicações, que contaram com o contributo do Banco de Portugal, refletem sobre os benefícios e os riscos dos canais digitais e estabelecem orientações para implementar ou repensar ferramentas de monitorização e de fiscalização dos mercados e para promover a literacia financeira digital e financeira dos consumidores.

 

Sobre a INFE

A International Network on Financial Education foi criada, em 2008, sob a égide da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para promover princípios e boas práticas de formação financeira.

A INFE funciona como plataforma para recolher dados sobre a literacia financeira, elaborar relatórios analíticos e comparativos e desenvolver investigação e instrumentos de política. Participam nesta rede entidades reguladoras, bancos centrais, ministérios das finanças e agências de educação financeira de países membros e não membros da OCDE.

O Banco de Portugal é membro fundador da INFE, faz parte do Conselho Consultivo (Advisory Board), órgão que estabelece orientações estratégicas, e participa em vários grupos de trabalho especializados desta rede de literacia financeira.

Notícia