Banco de Portugal colabora com o Banco Central de Timor-Leste na formação financeira de professores

Entre 6 e 10 de agosto de 2018, a convite do Banco Central de Timor-Leste, o Banco de Portugal ministrou um curso de formação financeira dirigido a professores timorenses, que atuam como formadores de outros docentes.

O curso, com um total de 40 horas, teve lugar em Díli, no Instituto Nacional de Formação de Professores e Profissionais de Educação de Timor-Leste (INFORDEPE), e contou com a participação de 39 professores provenientes dos 12 municípios de Timor-Leste e da Região Administrativa Especial de Oe-Cusse.

 

Timor-Leste

 

A formação foi organizada pelo Banco Central de Timor-Leste e pelo Ministério da Educação de Timor-Leste, no âmbito de um acordo existente entre as duas entidades para a introdução da educação financeira nas escolas públicas timorenses. Os professores que receberam a formação vão, nos próximos meses, treinar os diretores e os coordenadores das escolas públicas, para que possam lecionar a educação financeira nas suas escolas.

O curso ministrado pelo Banco de Portugal abordou os conteúdos do manual de educação financeira, desenvolvido pelo Banco Central e pelo Ministério da Educação de Timor-Leste, para apoiar os professores a lecionar a educação financeira nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. O manual inclui aulas sobre temas como as notas e moedas em circulação em Timor-Leste, as necessidades e os desejos, o orçamento, a poupança, as funções dos bancos, os depósitos e os juros.

A introdução da educação financeira nas escolas públicas timorenses está prevista no Plano Estratégico Nacional para a Literacia Financeira 2016-2020, desenvolvido pelo Banco Central de Timor-Leste, e iniciou-se com um projeto piloto realizado nos dois últimos anos em cerca de 30 escolas. O Banco de Portugal colabora também com o Banco Central de Timor-Leste na avaliação deste projeto piloto de educação financeira nas escolas.

Notícia