Banco de Portugal promoveu formação para os bancos centrais dos países de língua portuguesa

Nos dias 1, 2 e 3 de julho, o Banco de Portugal e a Alliance for Financial Inclusion (AFI) promoveram, em Lisboa, um curso de formação sobre “Elaboração e implementação de estratégias de formação financeira”, dirigido a quadros dos bancos centrais dos países de língua portuguesa (BCPLP).

Este curso foi a segunda iniciativa desenvolvida no âmbito do Protocolo de Cooperação celebrado, em julho de 2017, entre os bancos centrais lusófonos e a AFI, tendo em vista o reforço de competências para a promoção da inclusão e formação financeira nos países de língua portuguesa.

O objetivo desta iniciativa foi partilhar experiências entre os bancos centrais no âmbito da elaboração e implementação de estratégias de formação financeira. As sessões de trabalho foram dinamizadas por formadores do Banco de Portugal e do Banco Central do Brasil e abordaram temas como a conceção e implementação de uma estratégia nacional de formação financeira, a educação financeira nas escolas, o desenvolvimento de iniciativas de formação financeira para outros públicos-alvo e os ensinamentos da economia comportamental para a formação financeira.

A primeira iniciativa de formação de formadores, dirigida a técnicos dos BCPLP, foi realizada em Lisboa em fevereiro de 2018, pelo Banco de Portugal, o Banco Central do Brasil e a AFI.

Formação AFI/BCPLP

Sobre a AFI

A Alliance for Financial Inclusion (AFI) é uma organização internacional que promove o acesso das populações mais desfavorecidas a serviços financeiros de qualidade, através da partilha de conhecimentos, da identificação de melhores práticas e da capacitação dos decisores públicos.

A AFI é uma organização reconhecida pelo G20 e integra bancos centrais, supervisores e outras entidades reguladoras do sistema financeiro de mais de 90 países em desenvolvimento. Esta organização está presente nas diferentes regiões do globo e estrutura-se por grupos temáticos que lhe proporcionam um conhecimento aprofundado de diferentes contextos nacionais e de diferentes estádios de implementação das iniciativas de inclusão e formação financeira.

Notícia Banco de Portugal