Campanha #ficaadica. Banco de Portugal divulga brochura com conselhos sobre o acesso a produtos e serviços bancários digitais

Rendido ao homebanking, às apps de pagamento e às compras online? A inovação traz vantagens, mas há riscos que devemos acautelar. O Banco de Portugal explica-lhe alguns cuidados que deve ter para que possa usufruir da inovação tecnológica em segurança. 

O Banco de Portugal divulga hoje, dia da internet mais segura, uma brochura com os materiais da segunda fase da campanha de educação financeira digital #ficaadica, com o objetivo de informar a população adulta sobre as medidas de segurança a observar no acesso a produtos e serviços bancários através de canais digitais.

Na brochura “+5 dicas para ficar seguro online”, o Banco de Portugal partilha com a população conselhos sobre:

  • Como reagir perante SMS, e-mails ou telefonemas nos quais seja solicitada informação bancária;
  • A utilização do homebanking e das apps dos bancos e de outros prestadores de serviços de pagamento;
  • A abertura de contas à distância;
  • A realização de compras online;
  • A contratação online de crédito aos consumidores.

 

Sobre a campanha #ficaadica

A primeira fase da campanha de educação financeira digital #ficaadica foi lançada pelo Banco de Portugal em setembro de 2018, com o propósito de sensibilizar os jovens para os cuidados a ter online, com vista à promoção da segurança digital e à prevenção da fraude financeira.

Em novembro de 2022, o Banco de Portugal deu início à segunda fase da campanha, divulgando — no site, no Portal do Cliente Bancário e nas redes sociais — descodificadores e vídeos sobre segurança online, agora destinados à população adulta. Os vídeos são interpretados em língua gestual portuguesa.

Para rever os vídeos da campanha, clique na imagem respetiva:

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