Comissão Europeia e OCDE/INFE divulgam referencial europeu de literacia financeira para adultos em português

A Comissão Europeia e a Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE/INFE) divulgaram o referencial de competências de literacia financeira para a população adulta da União Europeia em língua portuguesa.

O referencial, publicado em inglês no passado mês de janeiro, estabelece as competências financeiras relevantes para a população adulta, identificando os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos financeiros necessários para a tomada de decisões financeiras informadas e adequadas, essenciais ao bem-estar financeiro. Resulta de um projeto conjunto da Comissão Europeia e da OCDE/INFE, em cuja elaboração também intervieram os supervisores financeiros portugueses.

A divulgação do referencial nas várias línguas dos Estados-Membros da União Europeia foi anunciada no dia 5 de maio, no webinar “Using the financial competence framework for adults in the European Union”, que se integrou no objetivo da Comissão Europeia e da OCDE/INFE de monitorizar a implementação do referencial de literacia financeira nos países europeus.

No webinar, a Comissão Europeia e a OCDE/INFE recordaram a estrutura do referencial, a forma como as competências financeiras estão organizadas em atitudes, comportamentos e conhecimentos financeiros e os temas abrangidos, com destaque para a resiliência financeira, a formação financeira digital e as finanças sustentáveis, temas que ganharam relevância acrescida no contexto da pandemia de COVID-19.

Foram partilhadas experiências de Itália, Letónia, Luxemburgo e Croácia sobre como utilizam ou planeiam utilizar o referencial de literacia financeira de adultos. As iniciativas partilhadas incluíram a forma como estão a ser trabalhadas as competências de finanças sustentáveis e as competências financeiras digitais. Foram também apresentados dois exemplos de projetos de sensibilização da população para a literacia financeira, através da criação de um jogo (app) e da preparação de programas na televisão e na rádio.

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