Comissão Europeia publica estudo comportamental sobre o impacto da digitalização dos serviços financeiros nas decisões dos consumidores

A Comissão Europeia publicou, no dia 9 de abril, um estudo sobre a forma como os produtos financeiros são comercializados através de canais digitais e o seu impacto nas decisões tomadas pelos consumidores.

O estudo – intitulado “Behavioural study on the digitalisation of the marketing and distance selling of retail financial services” – envolveu a realização de experiências comportamentais e de um inquérito a 8451 consumidores de seis países (Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Lituânia e Roménia).

De acordo com a Comissão Europeia, os resultados do estudo indiciam que:

  • Os consumidores fazem melhores escolhas quando têm acesso a informação no início do processo de decisão, apresentada com proeminência e num formato apelativo e que facilite a comparação. As informações apresentadas de uma só vez, numa tabela de comparação simples e estruturada, parecem melhorar a decisão de consumidores vulneráveis e de utilizadores de smartphones.

  • A tomada de decisões rápidas de compra pode conduzir os consumidores a piores decisões. O estudo sugere que um processo de decisão com mais etapas pode melhorar a decisão do consumidor.

São igualmente apresentadas recomendações para melhorar a forma como os consumidores são informados quando adquirem produtos financeiros na internet, como o crédito aos consumidores ou as contas de depósito.

As conclusões deste estudo serão consideradas pela Comissão Europeia na avaliação da Diretiva relativa a contratos de crédito aos consumidores (Diretiva 2008/48/CE) e da Diretiva relativa à comercialização à distância de serviços financeiros prestados a consumidores (Diretiva 2002/65/CE). Esta avaliação inclui a realização de uma consulta pública, no âmbito da qual a Comissão convida todas as partes interessadas a expressarem a sua opinião sobre a relevância, a pertinência e a eficácia da Diretiva. O período para apresentação de comentários termina no próximo dia 2 de julho.

O estudo “Behavioural study on the digitalisation of the marketing and distance selling of retail financial services” pode ser consultado no site da Comissão Europeia (disponível apenas em inglês).

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