Direção-Geral da Educação e supervisores realizaram webinar sobre os Cadernos de Educação Financeira

A Direção-Geral da Educação e os supervisores financeiros promoveram, no dia 8 de junho, um webinar sobre os Cadernos de Educação Financeira, especialmente dirigido a educadores e professores de todos os níveis de educação e ciclos de ensino.

A abertura da sessão esteve a cargo da Subdiretora-Geral da Educação, Maria João Horta, e dos responsáveis da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, que sublinharam a importância da educação financeira em contexto escolar e assinalaram o empenho demonstrado por professores e educadores de todo o País na abordagem do tema.

Na primeira parte do webinar, foi apresentado o Referencial de Educação Financeira, o documento orientador para a implementação da educação financeira nas escolas. O Referencial está organizado por níveis de educação e por ciclos de ensino, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, agrupando, para cada um, temas, subtemas e objetivos. Pode ser utilizado em contextos diversificados, quer no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, quer no quadro de projetos e iniciativas que contribuam para a formação pessoal e social dos alunos.

Seguiu-se a apresentação dos Cadernos de Educação Financeira 1, 2 e 3, dirigidos aos diferentes ciclos do ensino básico. Estes materiais foram preparados para apoiar professores e alunos na abordagem lúdico-didática aos temas do Referencial de Educação Financeira, através de um conjunto de histórias, exercícios e desafios adequados às diferentes faixas etárias. Os Cadernos podem ser descarregados gratuitamente no portal Todos Contam ou adquiridos através do site da Editorial do Ministério da Educação e Ciência, bem como em livrarias.

O webinar contou também com o testemunho de uma professora do 1.º ciclo do ensino básico. Irene Ramos, professora do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, de Cinfães, referiu que a simplicidade da linguagem e as ilustrações utilizadas nos Cadernos têm cativado a atenção dos seus alunos. Destacou a relevância dos exercícios apresentados que, ao tratarem temas como a gestão do orçamento familiar e a poupança, acabam por ser trabalhados também em contexto familiar. Sublinhou, ainda, que este efeito multiplicador nas famílias acabou por se evidenciar durante a fase de confinamento, devido à pandemia, nomeadamente quanto ao reconhecimento da importância do planeamento financeiro em situações de adversidade.

Na sessão interveio ainda a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Siva, que destacou que os Cadernos são um importante apoio para desenvolver nos alunos competências de leitura e escrita e de cálculo, mas também capacidade de análise e de síntese.

Notícia Plano Nacional de Formação Financeira