Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal foi apresentada em conferência no Museu do Dinheiro

No dia 10 de maio, o Banco de Portugal, a Comissão Europeia e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) dinamizaram, no Museu do Dinheiro, a conferência “Digital Financial Literacy: a Strategy for Portugal”, no âmbito da qual foi divulgada a Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal. O Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, encerrou os trabalhos, reiterando o compromisso da instituição com a Estratégia, que considera um contributo para a convergência e a integração de Portugal na Europa, e apelando à colaboração de outras entidades para que as iniciativas possam chegar a toda a população.

A abertura da conferência contou com intervenções da administradora do Banco de Portugal Francisca Guedes de Oliveira, da comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e da secretária-geral adjunta da OCDE, Fabrizia Lapecorella. Nestas intervenções, foi realçada a importância do projeto, que começou a ser desenvolvido em 2021 e que visa capacitar a população para a utilização adequada de serviços financeiros digitais e reduzir a exclusão financeira digital.

Chiara Monticone, analista sénior da OCDE, apresentou a visão e os objetivos da Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal e identificou as linhas de ação previstas para os próximos cinco anos.

Thomas Montcourrier, analista da OCDE, recordou os principais resultados do estudo de diagnóstico “Digital Financial Literacy: Relevance, Evidence and Provision”, que serviu de base à elaboração da Estratégia. O estudo, publicado no dia 5 de abril, incluiu um questionário a parceiros nacionais, um workshop internacional de discussão dos resultados deste questionário e um inquérito à literacia financeira digital da população portuguesa. O estudo revelou as lacunas existentes na oferta de formação financeira digital em Portugal e as insuficiências nos conhecimentos, comportamentos e atitudes de literacia financeira digital da população portuguesa.

Susana Narciso, coordenadora da Área de Acompanhamento de Mercados e Formação Financeira do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, descreveu as principais etapas da elaboração da Estratégia, que foi desenhada com o apoio técnico da OCDE no âmbito de um projeto financiado pela União Europeia através do Instrumento de Assistência Técnica da Direção-Geral de Apoio às Reformas Estruturais (DG REFORM) da Comissão Europeia.

A importância do envolvimento de parceiros na implementação da Estratégia foi debatida num painel moderado pela diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, Lúcia Leitão. Neste painel intervieram o diretor-geral da Educação, Pedro Cunha, a secretária-geral da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Carmen Rasquete, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Vítor Bento, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), António Cunha, a diretora regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais da Região Autónoma da Madeira, Maria da Graça Moniz, e o diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Óscar Afonso. Estas entidades explicaram como podem contribuir para alcançar os objetivos definidos junto dos seus públicos-alvo, como os jovens, os adultos em idade ativa, os seniores e outros grupos vulneráveis.

 

Pode consultar o programa da conferência aqui.

A gravação da conferência está disponível aqui.

Notícia Canais digitais