FinCoNet divulga relatório “Behavioural Insights for Conduct Supervision”

A Organização Internacional para a Proteção do Consumidor Financeiro (FinCoNet) publicou o relatório sobre o seminário internacional “Behavioural insights for conduct supervision” realizado em 2019.

Este seminário, organizado pelo Banco Central de Itália e pela FinCoNet, teve lugar no dia 15 de novembro de 2019, em Roma, à margem da Assembleia Geral Anual da FinCoNet.

O seminário abordou a importância dos ensinamentos das ciências comportamentais e cognitivas para a supervisão de conduta, reconhecendo a relevância de compreender o comportamento dos consumidores e o seu impacto nas práticas de comercialização de produtos e serviços bancários, no contexto da sua crescente digitalização.

O seminário foi dirigido aos membros, associados e observadores da FinCoNet e ao público em geral. Reuniu oradores que apresentaram diferentes perspetivas sobre o tema, incluindo a académica, de regulação e de supervisão. Foram identificados resultados comportamentais relevantes para reguladores e supervisores de conduta e apresentadas as experiências de regulação e supervisão.

O relatório agora divulgado agrega as intervenções e as apresentações dos oradores.

 

Sobre a FinCoNet

A FinCoNet é uma organização internacional de autoridades de supervisão responsáveis pela conduta em mercado na comercialização de produtos bancários de retalho.

O principal objetivo desta organização é melhorar a proteção dos clientes de produtos bancários, com ênfase para os produtos de crédito e os serviços de pagamento.

O Banco de Portugal, enquanto autoridade de supervisão comportamental bancária, é membro fundador da FinCoNet e integra o Conselho Diretivo da organização (Governing Council), assumindo atualmente a sua presidência.

Notícia