Plano Nacional de Formação Financeira publica Relatório de Atividades de 2020

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros divulgou o Relatório de Atividades de 2020 do Plano Nacional de Formação Financeira, que destaca as iniciativas de sensibilização e formação financeira desenvolvidas pelos supervisores e pelos parceiros. Nesta ocasião, foi também divulgado o Programa de Atividades do Plano para 2021, que apresenta as principais atividades a desenvolver pelos supervisores financeiros e pelos parceiros durante o ano em curso.

O contexto de pandemia do último ano exigiu aos supervisores financeiros e parceiros do Plano a adaptação das suas iniciativas aos meios de comunicação digital e à distância.

No âmbito da promoção da educação financeira nas escolas, os supervisores financeiros e o Ministério da Educação realizaram, em 2020, webinars sobre formação financeira digital, dirigidos a docentes de todos os graus de ensino. Pelo nono ano consecutivo, foi dinamizado o Concurso Todos Contam, no qual foram atribuídos os “Prémios Escola” e o “Prémio Professor” aos estabelecimentos de ensino e ao docente que mais se destacaram na implementação de iniciativas de educação financeira. Os supervisores financeiros e os parceiros do Plano realizaram ainda diversas ações de formação e sensibilização que envolveram cerca de 37 mil alunos de todas as idades.

No que respeita à formação financeira na formação profissional e ao abrigo do protocolo celebrado com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), os formadores do IEFP realizaram 666 ações de formação financeira, que abrangeram perto de 5700 formandos. Os supervisores financeiros e o IEFP também desenvolveram um projeto-piloto de formação financeira no local de trabalho para os colaboradores deste Instituto.

No âmbito da parceria entre os supervisores financeiros e o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e o Turismo de Portugal, foi realizada a 3.ª edição do curso de formação de formadores, que permitiu reforçar a bolsa de formadores certificados. Em 2020, esses formadores dinamizaram 22 ações de formação, que reuniram 632 empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

A Semana da Formação Financeira foi celebrada pelos supervisores entre os dias 26 e 30 de outubro de 2020, com o apoio dos parceiros do Plano, e envolveu mais de 2000 alunos e professores. Nessa semana, foi lançada uma campanha de promoção do portal Todos Contam e dos seus principais conteúdos através do Facebook e do canal de Youtube do Plano, que alcançou mais de 103 mil visualizações.

Os projetos implementados ao longo do ano foram apoiados pela plataforma de e-learning Todos Contam e divulgados no portal Todos Contam e na página de Facebook Todos Contam.

Para conhecer melhor as atividades desenvolvidas em 2020 pelo Plano Nacional de Formação Financeira e o respetivo programa de atividades para 2021, consulte o portal Todos Contam, em https://www.todoscontam.pt/.

Notícia Plano Nacional de Formação Financeira