Supervisores financeiros, CCDR-Norte e CIM do Alto Tâmega promovem a formação financeira

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e as seis autarquias da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega celebraram um acordo de cooperação para a promoção da formação financeira junto das populações das autarquias que integram esta CIM.

O acordo assinado no dia 11 de junho, no Porto, contempla, numa primeira fase, um programa de formação de formadores, realizado pelos supervisores financeiros e dirigido a técnicos das autarquias locais da CIM do Alto Tâmega: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Após a formação de formadores, serão implementadas por estas autarquias locais, com apoio dos supervisores financeiros, ações de informação e formação financeira e campanhas de sensibilização sobre temas financeiros.

O acordo enquadra-se no protocolo celebrado em 2017 entre o CNSF e a CCDR-N, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, e visa promover a formação financeira da população da região Norte através das autarquias locais, parceiros fundamentais para assegurar a capilaridade territorial das ações a desenvolver e identificar as mensagens e os canais mais adequados para chegar às populações.

O Protocolo entre o CNSF e a CCDR Norte contempla a implementação da formação financeira de forma gradual. Em 2017, foi celebrado um acordo de cooperação similar com as autarquias do Tâmega e Sousa, que têm vindo a desenvolver ações de formação com apoio do Plano. Nos próximos anos, o Plano pretende dar continuidade e alargar a promoção da formação financeira às restantes Comunidades Intermunicipais da região Norte e à Área Metropolitana do Porto.

Acordo CIM
Notícia Plano Nacional de Formação Financeira