frequent questions
glossary
What is a basic bank account?
Access to the credit intermediary activity
List of authorised credit intermediaries
How to protect yourself from online fraud?
Know your rights when making payments in Europe.
Do you know what the gross domestic product is? What about inflation? (only in Portuguese)
Key tips to protect yourself when choosing online or mobile banking services.
O Banco de Portugal publica hoje uma brochura sobre a prevenção e gestão do incumprimento de contratos de crédito celebrados com clientes bancários particulares. A brochura sintetiza os principais direitos e deveres dos clientes bancários particulares na prevenção e gestão de situações de incumprimento em contratos de crédito e inclui a compilação da legislação e regulamentação aplicáveis. Esta brochura descreve o quadro normativo que resultou da entrada em vigor de um conjunto de diplomas legais e regulamentares que definiram as regras e procedimentos a observar pelas instituições de crédito na prevenção e gestão de situações de incumprimento em contratos de crédito com clientes bancários particulares. O novo quadro normativo da prevenção e gestão de situações de incumprimento estabelece um regime geral, que define medidas para promover a prevenção e a regularização extrajudicial de situações de incumprimento em contratos de crédito, e um regime extraordinário de proteção dos devedores de crédito à habitação em situação económica muito difícil. Esta brochura está disponível para download no Portal do Cliente Bancário e será atualizada sempre que necessário. Lisboa, 7 de fevereiro de 2013
Brochura sobre Prevenção e Gestão do Incumprimento