frequent questions
glossary
What is a basic bank account?
Access to the credit intermediary activity
List of authorised credit intermediaries
How to protect yourself from online fraud?
Know your rights when making payments in Europe.
Do you know what the gross domestic product is? What about inflation? (only in Portuguese)
Key tips to protect yourself when choosing online or mobile banking services.
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) publicou, no dia 1 de junho, duas orientações sobre a avaliação da solvabilidade dos consumidores e a gestão do incumprimento em contratos de crédito hipotecário. Estas orientações, previamente submetidas a consulta pública, visam apoiar os Estados-Membros na transposição da Diretiva do Crédito Hipotecário, que deverá ocorrer até 21 de março de 2016.
As orientações publicadas pela EBA sobre a avaliação da solvabilidade (Final Guidelines on Creditworthiness Assessment) definem um conjunto de requisitos que, após a transposição da diretiva, as instituições de crédito terão de observar quando aferem a capacidade dos consumidores para cumprirem as obrigações resultantes dos contratos de crédito hipotecário que pretendem celebrar. Entre outros aspetos, a EBA estabelece critérios relacionados com a verificação dos rendimentos do consumidor, com a recolha e o arquivo da informação necessária para esse efeito e com o controlo da veracidade da informação disponibilizada pelos consumidores.
As orientações agora publicadas sobre o incumprimento de contratos de crédito hipotecário (Final Guidelines on Arrears and Foreclosure) estabelecem requisitos a observar pelas instituições de crédito, após a transposição da diretiva, na gestão de situações de incumprimento, com o objetivo de evitar a execução judicial destes contratos. São definidos, em particular, requisitos sobre a informação a prestar aos consumidores, a formação dos funcionários das instituições de crédito e o acompanhamento dos consumidores em situação de incumprimento.
Além das duas orientações, a EBA emitiu, no dia 1 de junho, um parecer (Opinion on good practices for mortgages) no qual relembra boas práticas publicadas em 2013 sobre a concessão responsável de crédito hipotecário e sobre o tratamento de mutuários com dificuldades no pagamento do crédito hipotecário. Estas boas práticas foram excluídas das orientações por não estarem no âmbito da Diretiva do Crédito Hipotecário.
A Diretiva do Crédito Hipotecário (Diretiva 2014/17/UE) foi publicada no Jornal Oficial da União Europeia em 28 de fevereiro de 2014 e deve ser transposta pelos Estados-Membros até 21 de março de 2016. Esta diretiva define regras de conduta e de deveres de informação a cumprir pelas instituições de crédito e pelos intermediários de crédito em relação a contratos de crédito à habitação e a outros créditos garantidos por hipoteca sobre bem imóvel. De entre estas regras e deveres, a Diretiva do Crédito Hipotecário obriga a que, antes de celebrar um contrato, a instituição de crédito faça uma avaliação rigorosa da solvabilidade do consumidor, considerando todos os fatores relevantes para verificar a sua capacidade para cumprir as obrigações resultantes do contrato de crédito. O diploma obriga também os Estados-Membros a adotarem medidas que promovam a regularização extrajudicial das situações de incumprimento de contratos de crédito hipotecário. Lisboa, 17 de junho de 2015
Comunicado da EBA (em inglês)
Publicações de organismos internacionais > EBA