frequent questions
glossary
What is a basic bank account?
Access to the credit intermediary activity
List of authorised credit intermediaries
How to protect yourself from online fraud?
Know your rights when making payments in Europe.
Do you know what the gross domestic product is? What about inflation? (only in Portuguese)
Key tips to protect yourself when choosing online or mobile banking services.
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) colocou em consulta pública, até 16 de maio de 2017, uma proposta de Orientações sobre os procedimentos de gestão de reclamações no âmbito da nova Diretiva dos Serviços de Pagamento (PSD2). Estas Orientações visam gerir as reclamações sobre alegadas infrações à PSD2 apresentadas à respetiva autoridade nacional competente. O projeto de Orientações estabelece que a autoridade nacional competente deve:
O quadro legal e regulamentar vigente em Portugal para a gestão de reclamações dos clientes bancários já assegura o cumprimento destas Orientações, agora colocadas em consulta pública pela EBA. Os clientes bancários podem reclamar através do preenchimento do livro de reclamações da instituição reclamada ou diretamente ao Banco de Portugal, através de formulário próprio disponível no Portal do Cliente Bancário, por carta, fax ou e-mail. Após apresentada a reclamação, o cliente pode enviar informações complementares e consultar online o estado do processo de reclamação. Terminada a análise, o Banco de Portugal comunica ao reclamante o resultado da sua apreciação.
Os comentários à consulta pública poderão ser enviados até ao dia 16 de maio de 2017, através do formulário disponibilizado no sítio de internet da EBA. Findo o prazo da consulta pública, a EBA avaliará os contributos recebidos e a sua inclusão na versão final das Orientações. A PSD2 exige que a EBA emita as Orientações dirigidas à autoridade nacional competente até à data de transposição da Diretiva, a 13 de janeiro de 2018. Lisboa, 20 de fevereiro de 2017
EBA > Consulta pública
Publicações de organismos internacionais > EBA