frequent questions
glossary
What is a basic bank account?
Access to the credit intermediary activity
List of authorised credit intermediaries
How to protect yourself from online fraud?
Know your rights when making payments in Europe.
Do you know what the gross domestic product is? What about inflation? (only in Portuguese)
Key tips to protect yourself when choosing online or mobile banking services.
Foram hoje publicados o Aviso do Banco de Portugal n.º 3/2017 e a Instrução n.º 9/2017, que vêm permitir que as instituições com sede ou sucursal em Portugal procedam à abertura de contas exclusivamente através de canais digitais , isto é, sem que o cliente tenha de se deslocar aos balcões, mediante a utilização de videoconferência.
O Aviso e a Instrução agora publicados entram em vigor no dia seguinte ao da sua publicação, ou seja, a 4 de julho de 2017.
O Aviso do Banco de Portugal n.º 3/2017, publicado hoje em Diário da República, altera o Aviso n.º 5/2013, relativo aos deveres preventivos do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, e regula, designadamente, os deveres de identificação dos clientes na abertura de conta.
A Instrução n.º 9/2017 foi publicada no Boletim Oficial do Banco de Portugal e define os requisitos técnicos a que devem obedecer os procedimentos alternativos de comprovação dos elementos identificativos dos clientes para abertura de conta e no âmbito de outras relações de negócio com recurso a meios de comunicação à distância.
Aviso do Banco de Portugal n.º 3/2017
Instrução n.º 9/2017
Banco de Portugal aprova a utilização de videoconferência para a abertura de contas de depósito através de canais digitais