frequent questions
glossary
What is a basic bank account?
Access to the credit intermediary activity
List of authorised credit intermediaries
How to protect yourself from online fraud?
Know your rights when making payments in Europe.
Do you know what the gross domestic product is? What about inflation? (only in Portuguese)
Key tips to protect yourself when choosing online or mobile banking services.
A mais recente edição da newsletter da Organização Internacional para a Proteção do Consumidor Financeiro (FinCoNet) foi publicada em julho de 2017.
Nesta edição são abordadas diversas experiências internacionais no âmbito da supervisão comportamental, salientando-se a publicação de um documento de reflexão sobre o Código de Proteção do Consumidor e a digitalização de serviços financeiros na Irlanda, bem como a análise ao modelo de gestão de reclamações em Espanha.
A newsletter da FinCoNet tem três edições anuais e é um meio privilegiado para a divulgação das boas práticas e experiências das diversas autoridades de supervisão responsáveis pela proteção do consumidor financeiro.
As edições da newsletter encontram-se disponíveis no site da FinCoNet e no Portal do Cliente Bancário (disponíveis apenas em inglês).
A FinCoNet é uma organização internacional de autoridades de supervisão responsáveis pela conduta em mercado na comercialização de produtos bancários de retalho.
O principal objetivo desta organização é melhorar a proteção dos clientes de produtos bancários, com ênfase para os produtos de crédito e os serviços de pagamento.
O Banco de Portugal, enquanto autoridade de supervisão comportamental bancária, é membro fundador da FinCoNet e integra o Conselho Diretivo da organização (Governing Council), assumindo atualmente a Vice-Presidência.
Lisboa, 2 de agosto de 2017
Site da FinCoNet
Publicações de organismos internacionais > FinCoNet