Portugal candidato ao Prémio País 2014 da CYFI

Portugal é um dos três países europeus candidatos ao Prémio País de 2014 da Child & Youth Finance International (CYFI Country Awards) pela capacidade demonstrada pelas autoridades portuguesas, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, de mobilizar os parceiros nacionais mais relevantes para o reforço da formação financeira dos jovens.  

O país vencedor será anunciado na cerimónia de entrega dos prémios CYFI de 2014, que terá lugar no dia 22 de maio em Nova Iorque, na véspera da Cimeira Anual da CYFI, que se realizará na sede das Nações Unidas.

Os três países europeus finalistas e candidatos a este prémio são Portugal, República Checa e Turquia.

Prémio País da CYFI (Country Awards)

Os prémios atribuídos anualmente pela CYFI reconhecem países, entidades e pessoas que promovem a inclusão e educação financeira, social e para a cidadania de crianças e jovens a nível nacional e internacional.

Os prémios da CYFI estão organizados em três categorias: Prémio Pioneiro, Prémio País e Prémio “Global Money Week”. São também atribuídos prémios a jovens que desenvolvam projetos na área do empreendedorismo e que apoiem projetos da CYFI. Estes prémios são atribuídos para as regiões do mundo em que esta organização está presente: África, América, Ásia, Europa e região do Médio Oriente e Norte de África (MENA).

O Prémio País (Country Awards) reconhece o trabalho desenvolvido pelas autoridades do país galardoado na construção de parcerias estratégicas e na mobilização dos principais parceiros nacionais, tendo em vista o reforço da educação financeira e a cidadania dos jovens, em contextos formais e informais, e o desenvolvimento de regulação promotora da inclusão financeira dos jovens.

Sobre a Child and Youth Finance International

A Child and Youth Finance International (CYFI) é uma organização sem fins lucrativos (ONG), com sede em Amesterdão, fundada em 2012 por Jeroo Billimoria. A CYFI dinamiza aquele que é considerado o maior movimento de sensibilização mundial para a importância da formação e inclusão financeira dos jovens. Conta com o apoio pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas e de uma rede alargada de entidades, onde se incluem organismos supranacionais como a OCDE e a UNICEF, autoridades de supervisão financeira, instituições financeiras privadas, fundações, ONG e académicos. 

Lisboa, 29 de abril de 2014

News