Rede de formação financeira da OCDE estabelece novas áreas de trabalho

A International Network on Financial Education (INFE) aprovou o plano de trabalho para 2015-16. Nos próximos dois anos, a rede de formação financeira da OCDE dará especial atenção a três novas áreas de trabalho: a definição de referenciais internacionais de formação financeira para jovens e adultos, o estabelecimento de boas práticas para a formação financeira nas micro, pequenas e médias empresas e a formação financeira para a adequada utilização de serviços financeiros através de canais eletrónicos (digital finance).

O plano de trabalho foi aprovado no âmbito das reuniões da INFE, que decorreram entre os dias 3 e 5 de novembro, em Paris, e que contaram com a participação do Banco de Portugal.

Em destaque nas reuniões estiveram também assuntos que continuarão a ser prioritários para a INFE, como a recolha de experiências e a definição de boas práticas na implementação de estratégias nacionais de formação financeira, a formação e a regulação financeira necessárias à capacitação dos grupos vulneráveis, em particular dos migrantes e das suas famílias, a medição da literacia financeira e o papel da formação financeira na poupança e no investimento de longo prazo.

Na reunião em que foi aprovado o plano da INFE para os próximos dois anos, o Banco de Portugal apresentou o trabalho desenvolvido na promoção da formação financeira em Portugal ao longo dos últimos meses.

Conferência sobre tendências globais e europeias de formação financeira

Na sequência das reuniões da INFE, teve lugar em Paris, no dia 6 de novembro, uma conferência internacional sobre tendências globais e europeias de formação financeira (2nd Global Policy Research Symposium to Advance Financial Literacy), organizada pela OCDE e pelo Global Financial Literacy Excellence Centre (GFLEC).

Na conferência, intitulada “Towards a more inclusive Society” (“para uma sociedade mais inclusiva”), foi dada particular atenção aos resultados do módulo de literacia financeira do teste PISA 2012, publicados no passado mês de julho, que revelaram a existência de importantes lacunas nas competências financeiras dos estudantes, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento.

Nesta conferência, foram debatidos os próximos passos na definição de soluções para a melhoria dos níveis de literacia financeira dos jovens e para a diminuição das desigualdades sociais evidenciadas no teste PISA 2012.

Sobre a International Network on Financial Education (INFE)

A International Network on Financial Education foi criada, em 2008, sob a égide da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para promover princípios e boas práticas de formação financeira.

A INFE funciona como plataforma para recolher dados sobre a literacia financeira, elaborar relatórios analíticos e comparativos e desenvolver investigação e instrumentos de política. Participam nesta rede entidades reguladoras, bancos centrais, ministérios das finanças e agências de educação financeira de países membros e não membros da OCDE.

O Banco de Portugal é membro fundador da INFE, faz parte do Conselho Consultivo (Advisory Board), órgão que estabelece orientações estratégicas, e participa em vários grupos de trabalho especializados desta rede.

Lisboa, 13 de novembro de 2014

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