frequent questions
glossary
What is a basic bank account?
Access to the credit intermediary activity
List of authorised credit intermediaries
How to protect yourself from online fraud?
Know your rights when making payments in Europe.
Do you know what the gross domestic product is? What about inflation? (only in Portuguese)
Key tips to protect yourself when choosing online or mobile banking services.
A Organização Internacional para a Proteção do Consumidor Financeiro (FinCoNet) divulgou o seu programa de atividades para 2017-18. O programa foi aprovado na sequência da Assembleia Geral que decorreu nos dias 15 e 16 novembro, em Jakarta, na Indonésia. O programa prevê a criação de dois novos grupos de trabalho, um sobre o crédito ao consumo de curto prazo com custos elevados e outro sobre as práticas e os instrumentos de supervisão adequados à era digital. Em 2017, a FinCoNet irá também prosseguir com os trabalhos sobre pagamentos através da internet e de dispositivos móveis e com o aprofundamento da análise dos instrumentos de supervisão comportamental. O crescimento do crédito ao consumo de curto prazo de elevado custo concedido através de canais digitais constitui um novo desafio para as autoridades de supervisão em todo o mundo. Embora seja claro que a inovação digital traz benefícios para os consumidores, pode também expô-los a riscos e a práticas comerciais inadequadas. Os trabalhos deste novo grupo, presidido pelo Banco Central da Irlanda, focar-se-ão nos principais desafios de supervisão apresentados por este segmento do mercado de crédito. Em paralelo, o rápido crescimento da comercialização de produtos e serviços através de canais digitais tem importantes implicações e traz também novos desafios à supervisão comportamental. Os membros da FinCoNet vão por isso refletir sobre os riscos decorrentes da digitalização e as respetivas estratégias de mitigação. Este novo grupo de trabalho, presidido pelo Banco de Espanha, analisará a eficácia dos diferentes instrumentos de supervisão para mitigar os riscos para o consumidor de serviços bancários digitais. Na sequência da publicação do relatório “Online and mobile payments: supervisory challenges to mitigate security risks”, desenvolvido por um grupo de trabalho presidido pelo Banco de Portugal, a agenda da FinCoNet inclui ainda a continuação dos trabalhos sobre pagamentos através da internet e de dispositivos móveis”. O Banco de Portugal continuará a liderar esta iniciativa. Em 2017, a FinCoNet continuará a cooperar com outros organismos na implementação da agenda internacional para a proteção do consumidor de serviços financeiros, como sejam o G20/Global Partnership for Financial Inclusion (GPFI), a OCDE/Task Force on Financial Consumer Protection e a OCDE/International Network on Financial Education.
Estabelecida em 2013, a FinCoNet é uma organização internacional de autoridades de supervisão e entidades públicas com mandato de supervisão de conduta e de proteção dos consumidores de produtos financeiros. O trabalho desta organização está focado no crédito ao consumo e nos serviços de pagamento. A FinCoNet é parceira na implementação da agenda do G20/GPFI e tem o reconhecimento do Financial Stability Board. O Banco de Portugal, enquanto autoridade de supervisão comportamental bancária, é membro fundador da FinCoNet e integra o Conselho Diretivo da organização (Governing Council), assumindo atualmente a sua Vice-Presidência.
Comunicado da FinCoNet (apenas em inglês)
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