Cartões multimarca

Os cartões multimarca de pagamento são cartões que integram duas ou mais marcas de pagamento.

A marca de pagamento permite identificar o sistema de pagamento através do qual são processados os pagamentos efetuados com um determinado cartão.

Existem marcas de pagamento para:

  • Operações a débito - por exemplo, Multibanco, Visa Electron e Maestro;
  • Operações a crédito - por exemplo, Visa, MasterCard e American Express.

Antes de celebrar o contrato de cartão, o emitente do cartão deve informar o titular/consumidor sobre as marcas de pagamento que disponibiliza e sobre as suas caraterísticas (designadamente, sobre as respetivas funcionalidades, custos e segurança).

O cliente bancário consumidor pode solicitar ao seu prestador de serviços de pagamento emitente de cartões, a inclusão num cartão de pagamento de duas ou mais marcas de pagamento, desde que o prestador de serviços de pagamento preste esse serviço.

 

Escolha da marca de pagamento pelos clientes bancários

Os terminais de pagamento automático (TPA) existentes nos pontos de venda (em regra, estabelecimentos comerciais) podem aceitar uma marca de pagamento ou várias marcas de pagamento:

  • Quando o TPA só aceita uma marca de pagamento, o titular não pode escolher a marca através da qual pretende fazer o seu pagamento, ou seja, tem de utilizar a marca que estiver disponível simultaneamente no cartão e no terminal;
  • Quando o TPA existente no ponto de venda aceita mais do que uma marca de pagamento associada ao cartão, o titular de um cartão multimarca de pagamento pode escolher qual das marcas disponíveis no seu cartão pretende utilizar para realizar um determinado pagamento. Neste caso, o visor do TPA apresenta as marcas de pagamento disponíveis e o cliente bancário pode escolher aquela que pretende utilizar naquele pagamento.