perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
O Banco de Portugal certificou a primeira entidade formadora habilitada para conferir certificação profissional aos trabalhadores das instituições de crédito envolvidos na concessão de crédito hipotecário e aos intermediários de crédito.
As entidades formadoras que obtiverem a certificação do Banco de Portugal são de imediato integradas na lista divulgada neste Portal. Os conteúdos das formações que conferem certificação profissional foram inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações no passado dia 15 de março, integrando os referenciais de formação de “Técnico de Banca e Seguros”, “Técnico/a Comercial” e “Técnico/a Vendas”.
A certificação profissional permite aos trabalhadores das instituições de crédito envolvidos no processo de concessão de crédito hipotecário e aos intermediários de crédito demonstrar que possuem um nível adequado de conhecimentos e competências para desenvolver as respetivas atividades.
A obtenção de certificação pelos trabalhadores das instituições e intermediários de crédito depende da conclusão de uma formação sobre:
“Comercialização de crédito hipotecário” (código 9854 do Catálogo Nacional de Qualificações), no caso dos trabalhadores das instituições de crédito envolvidos no processo de concessão de crédito hipotecário;
“Intermediação de crédito” (código 9856 do Catálogo) e “Comercialização de crédito hipotecário” (código 9854 do Catálogo) e/ou “Comercialização de crédito aos consumidores” (código 9855 do Catálogo), no caso dos intermediários de crédito, dependendo da atividade que desenvolvem ou pretendem desenvolver.
Cada uma das formações em causa tem a duração mínima de 25 horas.
Certificação de entidades formadoras