Aveiro, Porto e Viana do Castelo. Banco de Portugal dinamizou ações de formação financeira para jovens e seniores

Em abril, o Banco de Portugal realizou, através da sua Filial, 12 iniciativas de formação financeira, que envolveram 407 participantes, entre alunos do ensino secundário, alunos do ensino superior e seniores.

Nos dias 4 e 7 de abril, a Filial dinamizou duas ações de formação financeira na Escola Garcia da Orta, no Porto, dirigida a 96 alunos do ensino secundário. A primeira ação incidiu sobre o sistema financeiro e a segunda sobre o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário.

Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal organizou, entre os dias 5 e 13 de abril, cinco iniciativas de formação financeira, nas quais participaram 108 adultos seniores. Estas ações abordaram temas como as contas bancárias, em particular a conta de serviços mínimos bancários, os meios de pagamento, o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário, a prevenção da fraude e, no âmbito da campanha de educação financeira do Banco de Portugal #ficaadica, os cuidados a ter na utilização de canais digitais.

Nos dias 5 e 6 de abril, o Banco de Portugal, realizou duas iniciativas de formação sobre os direitos e deveres do cliente bancário, que mobilizaram 27 jovens do ensino superior. Estas ações decorreram no ISMAI — Universidade da Maia.

Em 22 de abril, o Banco de Portugal realizou uma ação de formação sobre o sistema financeiro, dirigida a 30 alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira, de Viana do Castelo.

No dia 26 de abril, foi dinamizada uma ação de formação para 94 alunos do ensino secundário da Escola Secundária de Felgueiras e, no dia 28, uma ação para 53 alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas da Murtosa, de Aveiro. Ambas as iniciativas foram dedicadas às contas bancárias, aos meios de pagamento e aos cuidados a ter na utilização de canais digitais, com base nos conteúdos da campanha de educação financeira do Banco de Portugal #ficaadica.

Formação financeira Canais digitais