Banco de Portugal dinamiza sessão de educação financeira digital com escola do Seixal no Museu do Dinheiro

O Banco de Portugal dinamizou, no dia 9 de outubro, uma sessão de sensibilização no âmbito da campanha de educação financeira digital #ficaadica, dirigida a 70 alunos do 7.º ano de escolaridade da Escola EB 2/3 Dr. António Augusto Louro, do Seixal.

Esta iniciativa decorreu no centro de educação financeira do Museu do Dinheiro do Banco de Portugal.

Durante a sessão os alunos participaram no jogo “Missão Blindada”, o qual pretendia chamar a atenção dos jovens para a importância de adotarem procedimentos de segurança na utilização de canais digitais através de computadores, tablets ou smartphones.

Neste jogo, os alunos “tornaram-se” técnicos altamente especializados em cibersegurança e prevenção da fraude online. A missão dos alunos era alertar os colaboradores das “suas empresas” para os riscos existentes, tais como e-mails fraudulentos, passwords pouco seguras ou telefonemas que visavam burlar o trabalhador e a empresa. Por cada falha de segurança observada, as “suas empresas” registavam um impacto financeiro negativo. No final, venceu a equipa que incorreu em menores perdas financeiras.

Os alunos participaram igualmente numa visita guiada ao Museu do Dinheiro.

 

Sobre a campanha

A campanha #ficaadica é uma campanha de educação financeira digital promovida pelo Banco de Portugal que visa sensibilizar os jovens em idade escolar para os cuidados a observar nos canais digitais, no acesso a produtos e serviços bancários.

Esta campanha inclui um conjunto de dicas que foram divulgadas neste Portal e no Instagram e foram reunidas na brochura “5 dicas para ficares mais seguro online.

Formação financeira Canais digitais