perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
O Banco de Portugal dinamizou, no dia 9 de outubro, uma sessão de sensibilização no âmbito da campanha de educação financeira digital #ficaadica, dirigida a 70 alunos do 7.º ano de escolaridade da Escola EB 2/3 Dr. António Augusto Louro, do Seixal.
Esta iniciativa decorreu no centro de educação financeira do Museu do Dinheiro do Banco de Portugal.
Durante a sessão os alunos participaram no jogo “Missão Blindada”, o qual pretendia chamar a atenção dos jovens para a importância de adotarem procedimentos de segurança na utilização de canais digitais através de computadores, tablets ou smartphones.
Neste jogo, os alunos “tornaram-se” técnicos altamente especializados em cibersegurança e prevenção da fraude online. A missão dos alunos era alertar os colaboradores das “suas empresas” para os riscos existentes, tais como e-mails fraudulentos, passwords pouco seguras ou telefonemas que visavam burlar o trabalhador e a empresa. Por cada falha de segurança observada, as “suas empresas” registavam um impacto financeiro negativo. No final, venceu a equipa que incorreu em menores perdas financeiras.
Os alunos participaram igualmente numa visita guiada ao Museu do Dinheiro.
A campanha #ficaadica é uma campanha de educação financeira digital promovida pelo Banco de Portugal que visa sensibilizar os jovens em idade escolar para os cuidados a observar nos canais digitais, no acesso a produtos e serviços bancários.
Esta campanha inclui um conjunto de dicas que foram divulgadas neste Portal e no Instagram e foram reunidas na brochura “5 dicas para ficares mais seguro online”.