Banco de Portugal promoveu ação de formação para colaboradores da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)

O Banco de Portugal dinamizou, no dia 9 de março, uma ação de formação dirigida a colaboradores da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que prestam apoio a vítimas de burlas financeiras.

Esta sessão foi organizada ao abrigo da cooperação entre a APAV e os supervisores financeiros no quadro do Plano Nacional de Formação Financeira.

Na abertura da sessão, a secretária-geral da APAV, Carmen Rasquete, sublinhou a importância da colaboração com o Banco de Portugal para a missão da APAV. Na mesma ocasião, a diretora do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal e presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Lúcia Leitão, destacou o papel relevante que a APAV desempenha no apoio a públicos vulneráveis à fraude financeira.

A formação decorreu nas instalações da APAV, em Lisboa, e foi ministrada por formadores do Banco de Portugal. Teve como objetivo dotar os colaboradores da APAV de conteúdos e ferramentas para identificar e prevenir situações de fraude, como ofertas de crédito fácil e burlas com cartões de pagamento.

A formação incidiu também sobre os cuidados a observar no acesso a produtos e serviços financeiros através de canais digitais. Neste âmbito, foram apresentados os conteúdos da campanha #ficaadica, uma campanha de educação financeira digital do Banco de Portugal destinada a promover a utilização segura de produtos e serviços bancários nos canais digitais.

A segunda parte desta ação de formação foi ministrada por formadores da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e respeitou a matérias da competência desta autoridade.

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