Coimbra. Alunos de Coimbra, Leiria e Pombal receberam ações de formação financeira

O Banco de Portugal, através da Agência de Coimbra, promoveu, durante o mês de novembro, 12 ações de formação financeira dirigidas a um total de 357 alunos, do 1.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

No dia 12 de novembro, o Banco organizou quatro ações na Escola Básica António Vitorino, de Vieira de Leiria, que envolveram um total de 157 alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Nestas iniciativas, foi abordada a importância de planear o orçamento familiar, através da identificação das despesas e das receitas, e de poupar.

A importância da poupança, as principais caraterísticas do sistema financeiro e a história do euro foram os temas em destaque nas três ações realizadas no dia 25 de novembro na Escola Básica Conde de Castelo Melhor, em Pombal, para 60 alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, 56 alunos do ensino secundário e 42 alunos do ensino profissional assistiram, nos dias 13 e 14 de novembro, a ações dedicadas ao crédito e aos canais digitais. Os alunos ficaram a conhecer os principais produtos de crédito, as suas caraterísticas e os cuidados a ter antes de recorrer ao crédito. No âmbito da campanha de educação financeira digital #ficaadica, foram também alertados para a importância de adotarem procedimentos de segurança na utilização de canais digitais (computadores, tablets ou smartphones) no acesso a produtos e serviços bancários.

Um grupo de 42 alunos da Escola Profissional Profitecla visitou, no dia 7 de novembro, a Agência de Coimbra do Banco de Portugal e participou numa ação de formação sobre as principais caraterísticas do sistema financeiro e a história do euro.

Formação financeira