Coimbra. Alunos do ensino básico, ensino secundário e ensino profissional participaram em ações de formação financeira

O Banco de Portugal, através da Agência de Coimbra, dinamizou, durante o mês de janeiro, 24 ações de formação financeira dirigidas a um total de 410 alunos, do 2.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

Nos dias 7 e 30 de janeiro, o Banco de Portugal realizou, respetivamente, três ações de formação financeira para 73 alunos do ensino secundário e duas ações para 45 alunos do ensino profissional, na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra. As primeiras três ações incidiram sobre a gestão do orçamento familiar e a importância de identificar as receitas e as despesas, e de poupar. Numa destas ações, os alunos foram também alertados para os cuidados a observar quando utilizam computadores, tablets ou smartphones, para aceder ao homebanking ou fazer compras online, com base nos conteúdos da campanha #ficaadica. As duas ações de formação dirigidas aos alunos do ensino profissional foram dedicadas ao processo de criação e gestão de empresas, desde o surgimento de uma ideia inovadora, passando pela elaboração de um plano de negócios e da constituição da empresa propriamente dita, até ao financiamento da atividade.

No dia 14 de janeiro, o Banco de Portugal visitou a Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, para dinamizar duas ações sobre o sistema financeiro, nas quais se analisou o papel dos bancos e a história do euro. Nestas ações participaram 49 alunos do ensino secundário. Este tema foi também apresentado numa ação que decorreu, na mesma data, na Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, em Leiria, à qual assistiram 18 alunos do ensino secundário.

Na Escola Profissional Profitecla, em Coimbra, o Banco de Portugal realizou, no dia 9 de janeiro, uma ação sobre educação financeira digital, baseada nos conteúdos da campanha #ficaadica, e na qual participaram 22 alunos. Nesta data, o Banco de Portugal dinamizou também na mesma escola uma ação de formação sobre o sistema financeiro, dirigida a outro grupo de 22 alunos.

A importância do planeamento do orçamento familiar esteve ainda em destaque nas quatro ações promovidas na Escola Profissional de Leiria, no dia 22 de janeiro, que envolveram, no seu conjunto, 87 alunos.

Nos dias 13, 17 e 24 de janeiro, um total de 50 jovens assistiu a oito ações de formação financeira realizadas pelo Banco de Portugal no Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra. Metade dessas ações foram dedicadas à gestão do orçamento familiar, à importância de planear as receitas e as despesas, e de poupar. A outra metade foi dedicada ao crédito, às suas caraterísticas e aos custos das várias modalidades de crédito e ainda aos cuidados a observar antes de recorrer ao financiamento bancário.

Formação financeira