perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
Em maio, a Agência de Faro do Banco de Portugal dinamizou 20 ações de formação financeira, que reuniram 683 alunos dos três ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.
No dia 6 de maio, a Agência de Faro promoveu uma iniciativa de formação financeira na Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, na qual participaram 47 alunos do ensino profissional. Esta ação foi dedicada às contas bancárias, aos meios de pagamento e aos serviços que o Banco de Portugal disponibiliza à comunidade através do Portal do Cliente Bancário, nomeadamente a apresentação de reclamações sobre instituições e intermediários de crédito, a consulta dos mapas de contas e de responsabilidades de crédito e a consulta do comparador de comissões. No mesmo dia, o Banco realizou uma outra ação na Escola Secundária de Vila Real de Santo António, sobre a importância de gerir o orçamento familiar e de poupar, dirigida a 14 alunos do ensino secundário.
Entre os dias 9 e 13 de maio, o Banco de Portugal, dinamizou três iniciativas de formação financeira para 233 alunos do ensino secundário da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão. A primeira ação incidiu sobre o sistema financeiro. A segunda foi dedicada aos cuidados a observar na utilização de canais digitais, no âmbito da campanha de educação financeira #ficaadica. E a terceira abordou as contas bancárias, os meios de pagamento e os direitos e os deveres do cliente bancário.
No dia 16 de maio, foi dinamizada uma ação de formação para 44 alunos do 3.º ciclo do ensino básico da Escola Básica Engenheiro Duarte Pacheco, em Loulé, sobre a prevenção da fraude online e os cuidados a observar na utilização de canais digitais para aceder a produtos e serviços bancários. No mesmo dia, foi também organizada uma iniciativa sobre os mesmos temas, para 37 alunos do ensino secundário da Escola Secundária de Loulé.
Os cuidados a ter na utilização de canais digitais, no âmbito da campanha de educação financeira #ficaadica, foi o tema em destaque na ação de formação que decorreu no dia 16 de maio na Escola Básica Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, e na qual participaram 26 alunos do 2.º ciclo do ensino básico.
No dia 18 de maio, foi promovida uma ação de formação financeira dedicada à importância da gestão do orçamento e da poupança na Escola Secundária de Loulé, na qual participaram 56 alunos do ensino secundário. Sobre os mesmos temas, o Banco promoveu ainda, entre os dias 25 e 31 de maio, 11 iniciativas para 226 alunos do 1.º ciclo do ensino básico da Escola Básica José Carlos da Maia, da Escola Básica n.º 4 de Olhão e da Escola Básica n.º 5 de Olhão.