Faro. Agência de Faro promoveu iniciativas de formação financeira para jovens

Em março, o Banco de Portugal realizou, através da Agência de Faro, 44 ações de formação financeira, que reuniram 1445 alunos dos três ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

Nos dias 3 e 4 de março, tiveram lugar três ações de formação financeira na Escola Básica D. Afonso III. As caraterísticas e os custos das várias modalidades de crédito e o sistema financeiro foram os assuntos tratados nestas iniciativas, dirigidas a 139 alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

No dia 7 de março, a Agência de Faro dinamizou duas ações de formação financeira na Escola Básica da Guia, sobre a gestão do orçamento familiar e a importância de poupar, nas quais participaram 106 alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Sobre os mesmos temas, o Banco promoveu, entre 9 e 29 de março, 19 iniciativas de formação financeira para 578 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário — da Escola Básica Engenheiro Duarte Pacheco, Escola Secundária José Belchior Viegas, Escola Básica Martim Fernandes, Escola Básica D. Afonso III, Escola Básica do Parchal, Escola Básica Jacinto Correia e Escola Básica Professor João Cónim —, e para 22 alunos do ensino profissional, em colaboração com a DUAL, o Serviço de Qualificação Profissional da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA).

No dia 9 de março, a Agência de Faro realizou uma iniciativa de formação financeira na Escola Básica Engenheiro Duarte Pacheco, na qual participaram 26 alunos do ensino profissional. Esta ação incidiu sobre a prevenção da fraude e os cuidados a observar na utilização de canais digitais, com base nos conteúdos da campanha de educação financeira digital #ficaadica. Sobre os mesmos temas decorreu outra ação, no dia 17 de março, na Escola Secundária de Albufeira, com 43 alunos do ensino profissional.

No dia 11 de março, o Banco de Portugal promoveu duas iniciativas de formação financeira na Escola Básica Martim Fernandes, em Albufeira, dirigidas a 45 alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Estas ações foram dedicadas ao sistema financeiro.

Nos dias 18 e 29 de março, o Banco de Portugal, através da Agência de Faro, organizou duas iniciativas de formação financeira, que mobilizaram 25 alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Estas ações decorreram na Escola Básica de Rio Arade e abordaram as contas bancárias e os meios de pagamento.

Para assinalar a Global Money Week, a Agência de Faro dinamizou, entre os dias 21 e 25 de março, 11 ações de formação financeira dedicadas à importância de gerir o orçamento familiar e de poupar, às contas bancárias, aos meios de pagamento, às caraterísticas e aos custos das várias modalidades de crédito, ao sistema financeiro e à criação e gestão de empresas. Estas iniciativas envolveram 341 alunos dos três ciclos do ensino básico e do ensino secundário da Escola Básica Dr. Neves Júnior, Escola Básica de Sabóia, Escola Básica da Lejana, Escola Secundária de Vila Real de Santo António e Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes.

O Banco de Portugal realizou ainda, no dia 25 de março, uma ação de formação financeira sobre o sistema financeiro para 20 alunos do ensino profissional da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes.

Os cuidados a ter na utilização de canais digitais, no âmbito da campanha de educação financeira do Banco de Portugal #ficaadica, foram o tema em destaque em mais duas ações realizadas pelo Banco de Portugal, no dia 30 de março, dirigidas a 100 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico da Escola Básica Dr. Neves Júnior.

Formação financeira Canais digitais