Faro. Alunos de todas as idades participaram em ações de formação financeira

O Banco de Portugal, através da Agência de Faro, realizou, durante o mês de janeiro, 13 ações de formação financeira que envolveram um total de 567 alunos de todas as idades, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário.

A gestão do orçamento familiar e a importância da poupança foram os temas em destaque nas ações dirigidas ao pré-escolar e ao ensino básico. Um total de 205 alunos, do Agrupamento de Escolas de Silves (Jardim de Infância n.º 1 de Silves, Escola Básica de São Bartolomeu de Messines e Escola Básica Dr. Garcia Domingues) e da Escola Básica de Marchil, em Faro, participou em ações sobre o planeamento do orçamento familiar e sobre a importância de poupar.

Estes temas foram também apresentados em ações de formação que decorreram na Nobel International School Algarve, na cidade de Lagoa, nas quais participaram 165 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e 57 alunos do ensino secundário.

Na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, em Tavira, o Banco de Portugal realizou duas ações de formação financeira, nas quais participaram 140 alunos do ensino secundário. A primeira ação foi dedicada ao processo de criação e gestão de uma empresa, desde o surgimento de uma ideia inovadora, passando pela elaboração de um plano de negócios e da constituição da empresa propriamente dita, até ao financiamento da atividade. A segunda ação teve como objetivo alertar os alunos para os cuidados a observar na utilização de canais digitais (computador, tablet ou smartphone), no acesso a produtos e serviços bancários, baseando-se nos conteúdos da campanha #ficaadica.

Formação financeira