perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
O Banco de Portugal, através da Agência de Faro, dinamizou, durante o mês de fevereiro, 17 ações de formação financeira que envolveram um total de 663 alunos de todas as idades, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário.
A gestão do orçamento familiar e a importância da poupança foram os temas em destaque nas ações dirigidas aos alunos do pré-escolar e do ensino básico, que decorreram entre os dias 4 e 20 de fevereiro. Um total de 296 alunos, do Agrupamento de Escolas de Silves, do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, de Loulé, da Escola Básica de Quarteira e da Nobel International School Algarve, de Lagoa, participou nestas ações de formação, nas quais se abordou a necessidade de planear as receitas e as despesas mensais da família e a importância de poupar.
Nestas escolas foram ainda realizadas ações sobre outros temas. Na Escola Básica Padre João Coelho Cabanita foram organizadas duas ações sobre educação financeira digital, dirigidas a um total de 93 alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Estas ações tiveram por base a campanha #ficaadica, que visa sensibilizar os alunos para a importância de adotarem procedimentos de segurança na utilização de canais digitais (computadores, tablets ou smartphones). O tema da segurança digital foi também abordado numa apresentação que decorreu na Nobel International School Algarve para um grupo de 79 alunos do 3.º ciclo do ensino básico. Ainda nesta escola, foi realizada uma outra ação sobre o funcionamento do sistema financeiro e sobre o papel dos bancos, na qual participaram 56 alunos do ensino secundário. Este tema foi igualmente apresentado a uma turma de 20 alunos do 3.º ciclo do ensino básico da Escola Básica de Quarteira.
O Banco de Portugal promoveu ainda duas ações de formação na Escola Básica D. Afonso III, em Faro, no dia 27 de fevereiro, sobre meios de pagamento e contas bancárias para 119 alunos do 2.º ciclo do ensino básico. Nestas sessões foram analisadas as funções da moeda e a escolha do meio de pagamento mais adequado (moedas, notas ou cartão de débito) ao tipo de compra. Foi também explicado o que é uma conta de depósito à ordem.