Faro. Alunos do ensino básico e do ensino secundário participaram em ações de formação financeira

O Banco de Portugal, através da Agência de Faro, promoveu, durante o mês de dezembro, sete ações de formação financeira, que mobilizaram um total de 376 alunos do ensino básico e do ensino secundário.

A gestão do orçamento familiar e a importância da poupança foram os temas em destaque nas ações realizadas na Escola Básica de Patacão, em Faro, e na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, em Tavira, nos dias 6 e 11 de dezembro. Nestas ações 55 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e 215 alunos do ensino secundário foram convidados a refletir sobre a importância de planear o orçamento familiar e de poupar.

Na Escola Secundária de Albufeira, o Banco de Portugal dinamizou, no dia 2 de dezembro, duas ações de formação financeira para alunos do ensino secundário. A primeira ação, que envolveu 78 alunos, baseou-se nos conteúdos da campanha de educação financeira digital #ficaadica, e teve como objetivo alertar os alunos para os cuidados a observar quando acedem a produtos financeiros através de dispositivos móveis e da internet, principalmente nas compras online ou no acesso ao homebanking. A segunda ação, que mobilizou 28 alunos, incidiu sobre o processo de criação e gestão de empresas, desde o surgimento de uma ideia inovadora, passando pela elaboração de um plano de negócios e da constituição da empresa propriamente dita, até ao financiamento da atividade.

Formação financeira