Faro. Banco de Portugal dinamizou ações de formação financeira para 878 jovens

Em outubro, o Banco de Portugal, através da Agência de Faro, organizou 15 ações de formação financeira, que mobilizaram 878 alunos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

A convite do Centro de Formação Profissional do Areal Gordo, a Agência de Faro realizou duas iniciativas de formação financeira para 70 alunos do ensino profissional. A primeira iniciativa, que decorreu no dia 12 de outubro, contou com a participação de 10 alunos e incidiu sobre a prevenção da fraude financeira e as caraterísticas e medidas dos custos das várias modalidades de crédito. A segunda, no dia 20, mobilizou 60 alunos e abordou os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza à comunidade através do Portal do Cliente Bancário. Recorde-se que, no portal, entre outras funcionalidades, os clientes bancários podem apresentar reclamações sobre instituições e intermediários de crédito, obter os seus mapas de contas e de responsabilidades de crédito e consultar o comparador de comissões.

No dia 18 de outubro, o Banco de Portugal realizou duas iniciativas de formação financeira na Escola Secundária José Belchior Viegas para 110 alunos do ensino secundário e do ensino profissional. A gestão do orçamento familiar, a importância da poupança e a criação e gestão de empresas foram os temas abordados nestas iniciativas.

No âmbito da Semana da Formação Financeira 2022, a Agência de Faro organizou, entre os dias 24 e 31 de outubro, 11 ações de formação, nas quais participaram 698 alunos dos três ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional pertencentes à Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, ao Colégio de Nossa Senhora do Alto, à Escola Secundária Poeta António Aleixo, à Escola Secundária João de Deus e à Escola Básica da Ria Formosa. Estas iniciativas incidiram sobre a gestão do orçamento familiar, a importância de poupar, as contas bancárias e os meios de pagamento, a prevenção da fraude financeira, o sistema financeiro e os canais digitais (com base nos conteúdos da campanha de educação financeira digital #ficaadica).

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