Lisboa. 185 alunos do ensino secundário participaram em sessões de educação financeira digital no mês de novembro

O Banco de Portugal dinamizou, durante o mês de novembro, sessões de sensibilização no âmbito da campanha de educação financeira digital #ficaadica dirigidas a um total de 185 alunos do ensino secundário de três escolas da região de Lisboa:

  • No dia 19 de novembro, a iniciativa decorreu na Escola Secundária de Sampaio, em Sesimbra, e foi dirigida a 46 alunos do ensino secundário;

  • No dia 20 de novembro, foram dinamizadas duas sessões de sensibilização na Escola Secundária do Pinhal Novo para 110 alunos do ensino secundário;

  • No dia 27 de novembro, assistiram a uma sessão 29 alunos do 11.º ano de escolaridade da Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, no âmbito de uma visita ao Museu do Dinheiro do Banco de Portugal.

Nestas sessões, os alunos participaram no jogo “Missão Blindada”, que chama a atenção dos jovens para a importância de adotarem procedimentos de segurança na utilização de canais digitais através de computadores, tablets ou smartphones.

Durante este jogo, os alunos “tornaram-se” técnicos altamente especializados em cibersegurança e prevenção da fraude online. A missão consistia em alertar os colaboradores das “suas empresas” para os riscos existentes, tais como e-mails fraudulentos, passwords pouco seguras ou telefonemas que visavam burlar o trabalhador e a empresa. Por cada falha de segurança observada, as “suas empresas” registavam um impacto financeiro negativo. No final, venceu a equipa que incorreu em menores perdas.

 

Sobre a campanha

A #ficaadica é uma campanha de educação financeira digital promovida pelo Banco de Portugal que visa sensibilizar os jovens em idade escolar para os cuidados a observar nos canais digitais, no acesso a produtos e serviços bancários.

Esta campanha inclui um conjunto de dicas que foram divulgadas neste Portal e no Instagram e reunidas na brochura “5 dicas para ficares mais seguro online.

Formação financeira Canais digitais