Porto. Banco de Portugal dinamizou ações de formação financeira à distância para seniores

Nos dias 22 e 27 de outubro, o Banco de Portugal dinamizou, através da sua Filial, duas ações de formação financeira à distância, em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Participaram nestas ações 22 adultos seniores.

A primeira ação de formação incidiu sobre a conta de serviços mínimos bancários, uma conta de custos reduzidos que permite aceder a um conjunto de serviços bancários essenciais, como cartão de débito, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos, homebanking e transferências. Foi também abordado o tema da prevenção da fraude, abrangendo os vários tipos de fraude financeira e os cuidados a observar para prevenir estas situações.

Na segunda ação de formação, o Banco de Portugal apresentou o tema do recurso responsável ao crédito, explicando as principais modalidades de crédito, as suas caraterísticas e os cuidados a ter antes de recorrer a um empréstimo bancário. Nesta sessão foram ainda discutidas as moratórias para contratos de crédito aos consumidores e empresas.

Formação financeira