perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
Em abril, o Banco de Portugal realizou, através da sua Filial, 33 ações de formação financeira à distância, que reuniram um total de 586 participantes, entre alunos do ensino secundário e do ensino superior, adultos em idade ativa e seniores.
Nos dias 6 e 13 de abril, foram realizadas duas ações de formação financeira, no Instituto Universitário da Maia, destinadas a 46 alunos do 1.º ano do curso de Gestão de Empresas. A primeira ação incidiu sobre os direitos e os deveres dos clientes bancários, bem como sobre a prevenção de fraude e os cuidados a ter na utilização dos canais digitais, com base nos conteúdos da campanha #ficaadica. Na segunda ação, para além destes temas, o Banco de Portugal apresentou os serviços que presta ao público através do Portal do Cliente Bancário, nomeadamente, as possibilidades de submeter uma reclamação online, de consultar a base de dados de contas e o mapa de responsabilidades de crédito e de utilizar o comparador de comissões.
Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal realizou, entre os dias 6 e 29 de abril, 24 ações de formação financeira, nas quais participaram 416 adultos seniores dos municípios da Maia, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia. Estas ações focaram temas, como a importância da formação financeira; as contas bancárias, nomeadamente a conta de serviços mínimos bancários; os meios de pagamento; a prevenção de fraude; o recurso responsável ao crédito; e, ainda, os canais digitais com base nos conteúdos da campanha de educação financeira digital #ficaadica.
No dia 14 de abril, o Banco de Portugal promoveu uma ação de formação no Colégio Efanor, no Porto, que contou com a participação de 13 alunos do ensino secundário. Esta ação foi dedicada às contas bancárias e à apresentação dos meios de pagamento.
Nos dias 15 e 19 de abril, o Banco de Portugal dinamizou duas ações de formação financeira, no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, dirigidas a adultos no âmbito do curso de formação para “Técnico de Apoio à Gestão”. A prevenção da fraude e os cuidados a ter na utilização dos canais digitais para acesso a produtos e serviços bancários (#ficaadica) foram os temas em destaque na primeira ação. A segunda foi dedicada às contas bancárias e aos meios de pagamento. Em cada ação participaram 17 adultos.
No dia 26 de abril, a Filial promoveu uma ação de formação na Escola Secundária da Maia, para 25 alunos do ensino secundário. Nesta ação, foi apresentada a campanha de educação financeira digital #ficaadica, que visa alertar os jovens para os cuidados a observar na realização de pagamentos e de outras operações bancárias através de canais digitais.
O Banco de Portugal realizou, ainda, nos dias 16 e 30 de abril, em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, duas ações de formação financeira sobre a prevenção da fraude e os canais digitais (#ficaadica). A primeira ação foi dirigida a estudantes do ensino profissional e a segunda a adultos.