perguntas frequentes
glossário
O que é uma conta de serviços mínimos bancários?
Nas decisões financeiras ler também é o melhor remédio.
Conheça o regime para crédito à habitação de jovens até aos 35 anos
Lista de intermediários de crédito autorizados a exercer atividade
Como proteger-se da fraude online?
Pagamentos em segundos, 365 dias por ano.
Conheça os seus direitos quando faz pagamentos na Europa.
Sabe o que é o produto interno bruto? E a inflação?
Saiba mais sobre o concurso de finanças pessoais para estudantes universitários.
Em maio, o Banco de Portugal realizou, através da sua Filial, 21 ações de formação financeira à distância, que reuniram um total de 470 participantes, entre alunos do ensino secundário e adultos seniores.
Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal realizou, entre os dias 3 e 31 de maio, seis ações de formação financeira à distância, nas quais participaram 139 adultos seniores dos municípios de Gaia, Matosinhos e Porto. Estas ações abordaram temas, como a prevenção de fraude, a conta de serviços mínimos bancários, o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário, e os serviços que o Banco de Portugal presta ao público através do Portal do Cliente Bancário.
A convite da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, a Filial dinamizou, no dia 7 de maio, uma ação de formação à distância para associados daquela entidade. O crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário foram os temas abordados nesta formação, na qual participaram 40 adultos com deficiência visual. Foram também apresentados os serviços que o Banco de Portugal presta ao público através do Portal do Cliente Bancário.
Entre os dias 11 e 20 de maio, foram realizadas quatro ações de formação financeira, destinadas a 87 alunos do 2.º ano do curso de Gestão de Empresas do Instituto Universitário da Maia. Duas destas ações incidiram sobre o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário, sobre os direitos e os deveres dos clientes bancários e sobre os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza ao público através do Portal do Cliente Bancário. Nas outras duas ações foram abordadas as etapas do processo de criação e de gestão de uma empresa, desde o surgimento de uma ideia inovadora até ao financiamento da atividade.
No dia 12 de maio, o Banco de Portugal realizou uma ação de formação dirigida a 28 alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis. A ação incidiu sobre as várias etapas do processo de criação e de gestão de uma empresa. Este foi também o tema em destaque numa ação realizada, no dia 14 de maio, em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, na qual participaram 28 adultos seniores.
Os cuidados a ter na utilização de canais digitais foram o tema em destaque numa ação realizada pelo Banco de Portugal, no dia 17 de maio, para 16 alunos do ensino profissional da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, de Santo Tirso. Esta ação foi inserida na campanha #ficaadica de educação financeira do Banco de Portugal.
Nos dias 17 e 24 de maio, o Banco de Portugal organizou duas ações de formação dirigidas a 30 alunos do Instituto Politécnico da Maia, no âmbito da unidade curricular de Estratégias de Financiamento. A primeira ação incidiu sobre o crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário, sobre os direitos e os deveres dos clientes bancários e sobre os serviços que o Banco de Portugal disponibiliza ao público através do Portal do Cliente Bancário. A segunda ação abordou o tema da criação e gestão de empresas.
Entre os dias 17 e 26 de maio, o Banco de Portugal realizou ainda cinco ações de formação dirigidas a 102 alunos da Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde. Quatro destas ações versaram sobre os cuidados a ter na utilização dos canais digitais, com base nos conteúdos da campanha #ficaadica. Na quinta ação, o Banco de Portugal explicou as várias etapas do processo de criação e de gestão de empresas.