Porto. Banco de Portugal dinamizou ações de formação financeira para jovens e adultos

Em fevereiro, o Banco de Portugal realizou, através da sua Filial, nove iniciativas de formação financeira, que reuniram um total de 282 participantes, incluindo alunos do ensino secundário, adultos em idade ativa e adultos seniores.

Em colaboração com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, o Banco de Portugal dinamizou, entre os dias 8 e 23 de fevereiro, seis ações de formação financeira, nas quais participaram 124 adultos seniores. Estas ações abordaram temas como as contas bancárias (nomeadamente a conta de serviços mínimos bancários), os meios de pagamento, o crédito e a prevenção da fraude.

No dia 9 de fevereiro, o Banco de Portugal realizou uma ação de formação financeira para 90 alunos do ensino secundário da Escola Secundária da Trofa. Esta ação foi dedicada aos cuidados a ter na utilização de canais digitais e baseou-se nos conteúdos da campanha de educação financeira do Banco de Portugal #ficaadica.

A convite da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, a Filial promoveu, no dia 18 de fevereiro, uma ação de formação à distância para associados daquela entidade. O crédito e o recurso responsável ao financiamento bancário foram os temas abordados nesta formação, na qual participaram 28 adultos com deficiência visual. Foram também abordados os direitos e os deveres dos clientes bancários.

No dia 24 de fevereiro, o Banco de Portugal organizou uma ação de formação à distância dirigida a 40 adultos do Centro Municipal de Informação ao Consumidor da Trofa. Nesta ação, foi destacada a importância da formação financeira, da poupança e da adequada gestão do orçamento familiar.

Formação financeira Canais digitais